Cursos da Uno São Lourenço do Oeste aprovam a criação da Atlética Corujão

Esporte

“Queremos que os estudantes se sintam parte de uma comunidade ativa e engajada, e que enxerguem na atlética uma oportunidade de movimentação, tanto esportiva quanto social”.

São Lourenço do Oeste, 22 de agosto de 2024 - No dia 14 de agosto, durante as celebrações do Dia do Estudante, a comunidade acadêmica da Uno São Lourenço do Oeste conheceu e chancelou a criação da Associação Atlética Uno São Lourenço do Oeste - Corujão. A formação da Atlética, que foi aprovada por unanimidade dos acadêmicos, marca um importante passo para a integração dos cinco cursos atualmente em andamento na instituição: Direito, Ciências Contábeis, Administração, Psicologia e Letras Libras.

Kelvin Frizon, presidente da Atlética Corujão, compartilha a visão por trás da criação da associação: “Nosso intuito com a Atlética é, antes de tudo, promover o esporte e trazer mais visibilidade para a universidade. Queremos que os estudantes se sintam parte de uma comunidade ativa e engajada, e que enxerguem na atlética uma oportunidade de movimentação, tanto esportiva quanto social. A universidade está crescendo, e acreditamos que a atlética pode contribuir para atrair ainda mais alunos, mostrando que aqui existe um ambiente vibrante e acolhedor”, detalha o líder da Corujão.

Frizon destaca ainda a importância de unir todos os cursos sob uma única atlética, algo que não é comum em universidades maiores, onde cada curso costuma ter sua própria associação esportiva. “Como estamos em processo de expansão, optamos por incluir todos os cursos para garantir a união de todos os alunos. Essa é a nossa forma de fortalecer o espírito comunitário no campus”, defende.

Apesar de ter sido criada recentemente, o diretor de eventos da Atlética, Gian Curioni, revela os planos para o segundo semestre, que incluem a participação em pelo menos dois eventos. “Como a Atlética é nova, estamos planejando um evento festivo em São Lourenço do Oeste, em parceria com uma dupla sertaneja, além de um evento esportivo, que é o nosso foco principal. Já estamos nos preparando para participar dos jogos no campus de Chapecó, onde haverá competições em modalidades como futsal, vôlei e tênis de mesa. Além disso, também planejamos eventos internos no nosso próprio campus”, adianta fazendo uma referência ao Dia do Estudante, que foi recentemente realizado.

Curioni reforça a missão inclusiva da atlética: “Queremos abraçar todos os acadêmicos, de todos os cursos, sem distinção. Nossa ideia é que todos se sintam parte dessa nova etapa que estamos construindo. Queremos formar times que representem a diversidade de nossa universidade e, ao mesmo tempo, promover o campus da Uno São Lourenço do Oeste para as cidades vizinhas, mostrando que aqui também existem oportunidades e eventos atrativos”.

Questionado sobre o nome "Corujão", Curioni revela que a escolha não foi por acaso. A presença constante de corujas no campus, observada pelos alunos durante as noites de estudo, inspirou a escolha, que simboliza vigilância, sabedoria e a conexão com o ambiente universitário. “A ideia veio de uma colega do curso de Administração e foi rapidamente aceita por todos. As corujas são uma presença marcante aqui, e não poderíamos ter escolhido um símbolo melhor para nossa atlética”, observa Curioni.

Com uma identidade forte e uma proposta inclusiva, a Atlética Corujão promete não apenas fomentar o esporte, mas também fortalecer o senso de comunidade entre os estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de uma universidade cada vez mais unida e dinâmica.

===

Texto e fotos: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste