Cursos de Tecnologia promovem melhoria na infraestrutura de dados em Escola

Inovação

Chapecó, 13 de setembro de 2024 - No último mês, chegaram ao fim as atividades de extensão do componente curricular de 'Redes de Computadores' do 5° período dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Com orientações do professor Ariel Zuquello, o objetivo do projeto foi melhorar a infraestrutura de dados e voz do laboratório de informática da Escola de Educação Básica Professora Sônia De Oliveira Zani.

Iniciado a partir do contato de Jaqueline Weiler Brock, Secretária Estadual da Educação, o projeto propôs uma parceria entre os cursos de Tecnologia da Informação da Universidade e as escolas estaduais. Sandro de Oliveira, coordenador dos cursos, conta que a intenção inicial era de que os acadêmicos da Unochapecó ajudassem a atender às demandas de TI das escolas, assim, sugeriu-se um projeto piloto na EEB Professora Sônia De Oliveira Zani.

A atividade teve duração de quatro noites.

"O projeto piloto tinha como objetivo melhorar a infraestrutura da escola para otimizar o uso do laboratório de informática e da rede wi-fi. Após uma inspeção in loco, foi estimado que seriam necessárias entre 12 e 16 horas de trabalho para realizar as melhorias", relata.

A turma foi orientada pelo professor Ariel Zuquello, e contou com o apoio da diretora Edina Schaefer Fortes e da professora Ketlin Schaefer. Ariel lembra que após a verificação de demandas, um plano de ação para aquisição de materiais e encontros presenciais com os estudantes foi colocado em prática. "Fizemos quatro encontros presenciais na escola, em horário de aula. Em todos os encontros fomos muito bem recebidos e muito bem tratados pela equipa da escola, deixo registrado nossa gratidão por isso".

Além do desafio do descolamento, a turma encontrou caminhos para otimizar custos e entregar um trabalho de qualidade com o mínimo de gastos à escola. De acordo com o professor, após o último encontro, foram observadas melhorias significativas na infraestrutura da escola e na qualidade do serviço de internet.

"A atividade foi muito importante para os acadêmicos, pois eles aprendem na teoria em sala de aula e muitas vezes não é possível colocar a mão na massa. No entanto, com esse projeto de parceria entre a Secretaria Estadual e a Unochapecó poderemos fazer essa atividade de forma contínua, fazendo com que os alunos desenvolvam suas habilidades na prática e estejam mais bem preparados para o mercado de trabalho", declara Ariel.

A ação retornou com um feedback positivo, e há expectativas para ser aplicada em outras unidades escolares. Com apoio à comunidade, a atividade também impactou diretamente no desenvolvimento profissional dos estudantes.

Em primeiro plano pelo encontro de um cenário fora dos padrões até hoje estudados, com cabeamentos desorganizados e equipamentos com um funcionamento não adequado à escola. Dessa maneira, a turma enfrentou problemas reais e transformou o local em um ambiente funcional.

"Deu pra ver o envolvimento dos estudantes, a aprendizagem e também, uma vez que foram submetidos a uma situação, eles procuraram resolver da melhor forma, assistidos pelos professores, isso foi muito bacana, muito gratificante", pontua Sandro.

===

Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó, com informações dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação;

Fotografia: Arquivo pessoal Sandro de Oliveira.