
Docentes do PPGCCA aprovam projetos financiados pelo CNPq
Ao longo do Quadriênio 2021-2024 o corpo docente do PPG em Contábeis e Administração aprovou projetos de pesquisa com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
A Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 apresentou como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País. O professor Sady Mazzioni liderou o projeto “Controles gerenciais, gestão de riscos e inovação nas práticas ambientais, sociais e de governança na cadeia de suínos e aves”, com captação de R$ 30.000,00 (trinta mil Reais). O projeto estimulou a realização de ao menos três dissertações: o egresso Lindomar de Togni desenvolveu o estudo “Gestão integrada de riscos na sustentabilidade em fazendas de suínos”, orientada pelo professor Cristian Baú Dal Magro e coorientada pelo professor Mauricio Leite. A dissertação “Avaliação do uso dos controles gerenciais, da gestão integrada de riscos, das práticas de inovação e das práticas ambientais, sociais e de governança corporativa em propriedades avícolas” foi orientada pela professora Cleunice Zanella e coorientada pelo professor Cristian Baú Dal Magro. O estudo foi conduzido pelo egresso Anderson Conte. A professora Cleunice Zanella também orientou a egressa Emanuel Félix no desenvolvimento da dissertação intitulada “Influência da inovação nas práticas de ESG na avicultura”. O estudo foi coorientado pelo professor Mauricio Leite.
O professor Cristian Baú Dal Magro liderou o projeto “ESG inibe Gestores com Traços de Personalidade altamente oportunistas às práticas de gerenciamento de resultados em cooperativas de crédito”, aprovado na Chamada CNPq/SESCOOP Nº 11/2022 - Pesquisa em Cooperativismo – com captação de R$ 88.550,00 (oitenta e oito mil, quinhentos e cinquenta reais). A Chamada CNPq/SESCOOP nº 11/2022 foi uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), lançada em 28 de abril de 2022. O objetivo da chamada foi apoiar projetos de pesquisa que contribuíssem significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no campo do cooperativismo. Um dos produtos decorrentes do projeto foi a dissertação intitulada “Traços de personalidade Dark Triad de gestores e práticas de gerenciamento de resultados em cooperativas de crédito”, desenvolvida pela egressa Ana Cláudia Deconto e orientada pelo professor Cristian. Os resultados do estudo indicam que gestores de cooperativas de crédito podem manipular informações contábeis para benefício próprio, influenciados por traços de personalidade sombrios, como narcisismo, maquiavelismo e psicopatia. Embora o narcisismo seja o traço mais predominante entre os gestores, há mecanismos internos nas cooperativas que podem limitar essas práticas oportunistas. A busca por um desempenho positivo pode levar ao gerenciamento de resultados, o que pode trazer vantagens pessoais aos gestores no curto prazo, mas prejudicar a cooperativa no longo prazo, resultando em multas, provisões inadequadas e até inelegibilidade do gestor.
Os projetos financiados mostraram-se relevantes, ao contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e ajudar no custeio do uso de base de dados e no fornecimento de bolsas de estudos.