Minha Uno
Menu Busca

Egresso da Uno se destaca no mercado internacional e inicia mestrado em Harvard

Educação

Chapecó, 24 de fevereiro de 2025 - A trajetória de Leonardo da Rosa é a prova de que dedicação e conhecimento podem abrir portas para oportunidades globais. Formado em Sistemas de Informações pela Unochapecó, ele conquistou uma vaga na GitLab, empresa referência em desenvolvimento de software, e, recentemente, foi aceito no mestrado em Systems Engineering na Harvard Extension School. O caminho até aqui exigiu empenho, inovação e muita persistência; e agora, ele inspira outros acadêmicos a acreditarem que é possível ir além.

O egresso iniciou sua trajetória no final de 2011, no curso de Engenharia Elétrica da Uno. Leonardo conta que, apesar de gostar muito de computadores, por influências externas, Sistemas de Informação não foi sua primeira escolha. Foi por meio das aulas de programação, ao final de seu terceiro ano em Engenharia, que decidiu transferir o curso e acelerou o processo para encontrar um lugar no mercado de trabalho. 

“Esse mindset me fez ter um grande engajamento com as atividades do curso e da universidade, me fez realmente abraçar o mundo acadêmico. A Universidade é uma experiência que segue junto ao longo da vida, mesmo não estando fisicamente lá. Colhi bons frutos desse tempo, amizades, contatos profissionais e acadêmicos, e oportunidades de carreira”, conta.

No começo da jornada profissional, trabalhou para empresas da região, e destaca a competência técnica dos profissionais que encontrou, mas sua mente já voava em direção à ideia de trabalhar fora do país. Com muita determinação, tentativas falhas, aprendizados e ação, no final de 2019 foi chamado para uma empresa sediada em Berlim, chamada Marley Spoon. A empresa tinha como modelo de negócios um serviço de assinatura de refeições e contava com operações em oito países, sendo o maior deles nos Estados Unidos. 

Leonardo e sua turma participaram do Projeto Hackatruck 2016.

“Alguns anos depois, resolvi tentar o processo seletivo para o GitLab. Não tive muita esperança a princípio, no meio da tecnologia a GitLab sempre teve fama de ser uma empresa com um nível técnico muito alto e se destaca por ser referência no meio. Um amigo, que já havia passado pela empresa, disse que eu realmente deveria tentar. Depois de três meses e um processo seletivo intenso eu finalmente recebi a proposta para me juntar ao time do GitLab, como especialista em Banco de Dados”.

Leonardo conta, ainda, das dificuldades enfrentadas no início, por conta do aspecto técnico, a empresa emprega discussões e investigações sobre tópicos computacionais complexos, os quais servem como referência para a comunidade e outras empresas de tecnologia. Com a experiência internacional e o desejo em continuar na busca pelo conhecimento, o profissional encontrou seu novo desafio na Harvard Extension School. O primeiro passo para o aceite na vaga foi solicitar a documentação de sua graduação à Unochapecó, seguido por um teste de proficiência em inglês. “Após cumpridos os requisitos iniciais, fiz a matrícula em duas matérias do curso, onde após a conclusão com pelo menos média B, posso solicitar a inscrição oficial para o mestrado", relata.

As aulas são no formato online, contudo, Harvard exige um alto nível de dedicação, o qual, para Leonardo, reflete no grau de excelência obtido pelos estudantes que se destacam nas suas áreas, e é o que espera obter em sua carreira. Para o egresso, ter seu diploma de graduação na Unochapecó  foi de extrema importância para suas conquistas, uma vez que foi este documento que comprovou o mérito de seu conhecimento para empresas e Universidades estrangeiras. “Iniciativas como o Centro de Residência em Software (CRS) e também o grau de conhecimento técnico por parte dos professores, contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal”.

Sandro Silva de Oliveira, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, afirma que para docentes e coordenação é gratificante ver os egressos bem-sucedidos, uma vez que mostra que o curso e a Universidade estão no caminho certo: com ensino e qualidade na formação. O professor lembra, também, da participação ativa que o profissional teve enquanto frequentava a Instituição e após formado, ao guiar novos profissionais por meio de suas experiências.

“A Unochapecó se destaca por ser uma Universidade inovadora, muito próxima do mercado, mas que também tem uma inserção forte em pesquisa, em inovação, e mostra para os estudantes trilhas, caminhos a serem seguidos. Como a questão de intercâmbio, as possibilidades de capacitações complementares, além da base curricular devidamente alinhada ao MEC. Então a Unochapecó abre portas para que os estudantes busquem essas alternativas e o sucesso profissional”, afirma. 

O sucesso de Leonardo reflete a crescente conexão entre formação acadêmica e mercado global. Sua trajetória mostra que, com conhecimento, qualificação e determinação, é possível transpor barreiras e conquistar espaços de destaque em empresas e instituições de ensino ao redor do mundo. Sua jornada inspira e abre caminho para que outros acadêmicos sigam pelo mesmo rumo.

===

Texto: Ionara Virmes /  Assessoria de Imprensa Unochapecó;

Fotografias: Arquivo pessoal Leonardo da Rosa.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image