Egressos da Escola Conexa trazem suas experiências do mercado de trabalho

O Conecta Talentos é um evento promovido pelo Setor de Talentos Uno. Na noite da quinta-feira (01), a atividade reuniu egressos dos sete cursos da Escola de Comunicação e Criatividade (Conexa) da Unochapecó, em um momento de bate-papo sobre as experiências profissionais dos convidados com os atuais estudantes da Conexa.

Os profissionais que se fizeram presentes foram: Ana Carolina Pas, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo; Gustavo Deike, egresso do curso de Produção Audiovisual, modificado, desde 2023, para a graduação de Cinema e Mídias Digitais. A representante do curso de Design foi a egressa Calu Werlang, e de Gastronomia, Juara Deiss. O egresso Matheus Graboski foi o representante do curso de Jornalismo, Letícia Dalla Vecchia, egressa do curso de Moda, e o egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Eduardo Ely.

Durante a programação, os profissionais compartilharam suas experiências de estágios, dentro e fora da Universidade, além de ressaltar essas vivências como algo que possibilitou uma melhor preparação para o mercado de trabalho. O evento também foi marcado por dicas a respeito das profissões, além de perguntas e respostas entre os convidados e os estudantes.

Articuladora da Escola Conexa no Setor de Talentos e Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Jacira Medronha ressalta o evento como forma de aproximação entre os estudantes e os profissionais. "Eu acredito que, hoje, quem está estudando consegue ter uma empatia maior e consegue se ver nesses profissionais" afirma. Ela também destaca a importância de compartilhar as experiências de sucesso e os "perrengues" vivenciados pelos egressos.

Segundo Jacira, os profissionais selecionados, além de graduados pela Unochapecó, também precisam ter passado por experiências de estágio ou monitoria. De acordo com ela, o principal objetivo do Conecta Talentos é inspirar os estudantes com a trajetória dos convidados. "A ideia é valorizar o nosso egresso, mas também a sua trajetória enquanto acadêmico. E aí surge o Conecta Talentos." enfatiza a coordenadora.

Ademais, Jacira conta que o evento traz respostas muito positivas, e que deve se consolidar como uma ação recorrente. "Tivemos em torno de 200 pessoas participantes, é um número expressivo para um evento gratuito e não obrigatório. Eu vejo que, cada vez mais, teremos esse movimento de aproximação do setor talentos, da articulação dos cursos, dos acadêmicos e dos profissionais e egressos", finaliza.

===

Texto: Nádia Venancio, Leticia Buratti, João Pedro Zatta Grolli*