Em ABEx, turma de Farmácia cria produtos inovadores para tratamento de mucosite

Saúde

A nova metodologia de ensino da Unochapecó, representada pelo componente curricular Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos o contato com questões reais da sociedade desde os primeiros períodos. A ABEx permite que os estudantes associem teoria, prática e inovação para atender a demandas que partem do setor produtivo. Além de desenvolver habilidades técnicas, a ABEx apresenta um importante potencial na formação cidadã e humana, indispensáveis para os cursos da Escola da Saúde.

Para os estudantes do sexto período de Farmácia, a dinâmica da ABEx conquistou um status diferente neste semestre. Os futuros farmacêuticos se concentraram no desenvolvimento de produtos para o tratamento da mucosite, uma condição inflamatória e dolorosa que afeta tanto pacientes em tratamento de câncer quanto aqueles que precisam passar por intubação respiratória prolongada. A demanda surgiu ainda no primeiro semestre de 2023, na disciplina ‘ABEx V: Pesquisa e desenvolvimento de produto farmacêutico, cosmético e alimentício I’.

Primeira socialização dos protótipos ocorreu ao fim da ABEx IV

O objetivo inicial era desenvolver protótipos para atender a pacientes da UTI e do setor de oncologia do Hospital Regional do Oeste, considerando diferentes contextos dos pacientes. Motivados a encontrar soluções práticas para essa condição, os estudantes visualizaram possibilidades de produtos de baixo custo a partir de princípios ativos naturais, como malva, hibisco, gengibre, hortelã, cúrcuma e romã. Como resultado, surgiram produtos inovadores capazes de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados. Ainda no mês de junho, encerrando o período 2023/1, os protótipos foram apresentados e passaram pela avaliação de profissionais da saúde.

Agora, no segundo semestre de 2023, na ABEx VI, as formulações voltaram ao laboratório para aperfeiçoamento e ajustes específicos de cada produto. A apresentação final aconteceu na última semana de novembro, no auditório do Pollen Parque, e contou com o prestígio da comunidade acadêmica ligada à saúde e inovação. De acordo com a docente Franciane Rios Senger, o objetivo da disciplina foi alcançado, e a atividade ainda pode ter sequência.

“O objetivo desta segunda etapa era melhorar os pontos fracos dos produtos e entregar uma formulação com potencial de escalonamento dentro do HRO, que fosse reprodutível e com bom custo benefício. Os produtos evoluíram tecnicamente, melhorando a cor, odor, aspecto. A formulação foi reproduzida e os resultados foram maravilhosos. Entregamos produtos com grande potencial, de fácil propagação e com controle de qualidade validado, agora é seguir em frente, testar os produtos e corroborar sua eficácia”, avalia a professora Franciane.

Gelatina e picolé terapêuticos, bala de goma para pacientes da oncopediatria,
gel mucoadesivo, hidratante labial e enxaguatório bucal foram
alguns dos produtos desenvolvidos pela turma durante a ABEx

Para o professor Nemésio Carlos da Silva, que também esteve à frente da ABEx nos dois semestres, a alta eficácia dos produtos desenvolvidos pela turma foi motivo de orgulho e entusiasmo. O docente explica que a jornada de elaboração dos produtos exigiu dos estudantes o exercício do pensamento crítico e estratégico, além de empatia. Outro fator importante da ABEx foi o contato dos estudantes com profissionais experientes da área.

“Entre as etapas de elaboração, nós fizemos uma tempestade de ideias e discussões teóricas, que instigaram nos estudantes essa busca por soluções a partir do que o hospital manifestou. Trouxemos também a equipe técnica do hospital, que apresentou os produtos da indústria que eram utilizados e a sua eficácia. Através desta etapa, as ideias foram reagrupadas, passaram por muitas proposições, muitos erros, muitos acertos, e os alunos se superaram muito. Eu, como professor experiente na área, fui surpreendido. Alguns produtos apresentados superaram os da indústria, sem dúvida nenhuma”, garante o professor.

Impacto reconhecido

Desde sua implantação, a Aprendizagem Baseada em Experiências tem proporcionado parcerias inéditas em diversas áreas do conhecimento. Por meio desse componente curricular, as salas de aula se transformam em verdadeiros laboratórios de conexão com o mercado de trabalho. No curso de Farmácia, a dinâmica de solucionar questões reais e impactar verdadeiramente na vida da comunidade tem como reflexo a formação de profissionais acima da média.

“Estamos em uma crescente em relação às ABEx. Docentes, alunos e comunidade já têm ciência de que é possível chegar a resoluções de problemas, prevendo produtos e/ou serviços que podem melhorar a qualidade de vida de um número de pessoas, às vezes, maior do que é possível imaginar. Conforme as ABEx foram acontecendo, ficamos cada vez mais ousados em aceitar novas demandas que exigiriam mais dos docentes e alunos, e tivemos uma grata surpresa em perceber que nossos alunos são capazes de entregar produtos e/ou serviços de extrema qualidade e com muita ética”, reflete a coordenadora do curso, professora Adriana Gasparetto Soletti.

Por essa razão, o curso de Farmácia da Unochapecó é destaque regional e nacional. Ao longo da graduação, os estudantes adquirem conhecimentos para atuar nas três grandes áreas: medicamentos, análises clínicas e alimentos. Inseridos na maior estrutura universitária da região, os futuros farmacêuticos contam com mais de 100 laboratórios, professores mestres e doutores, e inúmeras oportunidades de estágios, cursos de extensão e idiomas, bolsas de estudo e intercâmbios.

As inscrições para o curso de Farmácia estão abertas - faça parte!

Hospital regional do oeste
Farmácia