Equipe Uno conquista 2° lugar no REUNI Game

Inovação

Chapecó, 16 de setembro de 2024 - Empreendedorismo e inovação a partir da educação, são alguns dos pilares que movem nossa Universidade, promovendo mudanças em nossa comunidade e transformando o mundo em que vivemos. Dessa maneira, ao desenvolver preceitos inovadores, a equipe da Unochapecó conquistou o segundo lugar no Reuni Game, um dos desafios dentro da competição de inovação entre instituições de ensino superior, o REUNI Challenge.

Ao incentivar o desenvolvimento do capital intelectual de estudantes de diferentes cursos, o REUNI Challenge aconteceu durante quatro dias imersivos, com início no dia 04 de setembro. A equipe Uno conquistou o segundo lugar no Game com a elaboração de uma plataforma de integração de dados médicos para pacientes oncológicos. Wingrid Barreto, acadêmica de Medicina, conta que a plataforma intui a acessibilidade e rapidez na intercalação de utilização de serviços públicos e privados de saúde para realização de exames, consultas, acompanhamento médico, com foco em um tratamento mais rápido e efetivo ao paciente.

"Inovação e empreendedorismo é o ponto chave da virada hoje em dia, muito necessário se aprofundar nesses temas. A dimensão de seus impactos é imensa, é importante estarmos por dentro do que ocorre nessas áreas. Hoje sou presidente e fundadora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo em Saúde (MedON), fico muito feliz de ver os avanços que essas áreas estão atingindo e a projeção que vem tomando, espero que muito em breve mais jovens se interessem por esses ramos e se dediquem a construir um futuro inovador que nos aguarda", conta a estudante.

Para Matheus Oberderfer, integrante do grupo e agente de inovação do Pollen Parque Científico e Tecnológico, a experiência foi repleta de aprendizados e trabalho em conjunto. Ele conta, ainda, sobre as etapas que construíram a equipe, tendo início no Parque Científico: "solicitamos aos cursos nomes de estudantes com boas habilidades técnicas e sociais, tendo em vista que o entrosamento da equipe pode ser algo delicado em metodologias ativas como essa".

Para participar do desafio, cada Universidade precisa atender algumas áreas obrigatoriamente, como a do conhecimento, negócios, tecnologia e marketing. Logo, começaram a surgir voluntários para participar, destes, três foram do curso de Medicina e integrantes do MedON. A busca também levou a uma estudante do curso de Design e um de Ciência da Computação; integrando assim seis participantes: Laura Di Domenico, Bruna Zanella, Eduardo Parisoto, Douminy Reichert, Wingrid e Matheus.

"Não é uma jornada fácil, são quatro dias muito intensos, acordamos muito cedo e ficamos trabalhando até tarde para cumprir as etapas da competição. Mas é muito gratificante, um desenvolvimento pessoal muito grande, tanto em questões técnicas como comportamentais. Sem dúvida novas pessoas retornaram do REUNI", acrescenta o Agente de Inovação.

De acordo com o Brasil Juniors, a Unochapecó encontra-se em nono lugar no ranking de empreendedorismo universitário. Isso se deve à busca coletiva pelo conhecimento e o desejo de mudar o mundo, e o REUNI é um ponto crucial para colocar a teoria em prática. Para o diretor da Agência de Gestão de Inovação (Pollen), Rodrigo Barichello, a participação dos estudantes abrange não somente o desenvolvimento acadêmico, como o profissional.

"A competição, que promoveu o empreendedorismo e a inovação entre universitários, oferece uma plataforma única para que os estudantes apliquem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Ao enfrentarem desafios reais do mercado, os participantes aprimoram suas habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento criativo".

Barichello acrescenta, ainda, o networking proporcionado pelo evento, o qual conectou nossos estudantes a investidores, empresários e mentores experientes; de forma a ampliar as possibilidades de colaboração e inovação a todo o ambiente universitário. "Para a Unochapecó e o Pollen Parque, a participação reforça seu papel como um centro de excelência, capaz de formar profissionais capacitados e inovadores, além de contribuir para o fortalecimento de sua reputação no campo do empreendedorismo e inovação".

O conhecimento e a busca pela inovação, mudam o mundo. Parabéns, equipe!

===

Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;

Fotografia: arquivo pessoal Matheus Oberderfer.