Escola de Gestão e Negócios apresenta ABEx integrada de vivências empresariais

Formar profissionais capazes de reconhecer e definir problemas reais, fomentar a troca de conhecimentos e promover a visão empreendedora e resolutiva dos futuros profissionais. Estes são alguns dos objetivos do LIVE 4.0: Laboratório Interdisciplinar de Vivências Empresariais, projeto que reúne os cursos da Escola de Gestão e Negócios. O objetivo é trabalhar de maneira integrada a resolução de problemas e a conexão entre teoria e prática, articulando ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A atividade é realizada pelos cursos desde 2019. Neste período, mais de 200 acadêmicos de oito cursos de graduação participaram das ações, atendendo a mais de 35 demandas de 20 empresas diferentes. Agora, o LIVE é realizado por meio de uma disciplina de Aprendizagem Baseada em Experiências, permeando conhecimentos das graduações em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Neste semestre, os cursos atenderam a 13 demandas da empresa Patrimonial Segurança Inteligente. A entrega dos resultados, realizada no último dia 07/12, foi apresentada na forma de pitch diante de uma banca avaliadora, composta por docentes e pela equipe da Patrimonial.

>> Leia mais: Uno e Pollen recebem prêmio do Sebrae/SC e se preparam para etapa nacional <<

O professor Duilio Schaefer Junior, que capitaneou as atividades no curso de Administração, explica que a metodologia de trabalho da disciplina proporcionou um importante intercâmbio de conhecimentos. “Na disciplina integrada LIVE 4.0, os professores estimulam os alunos a passarem por algumas fases importantes de um projeto, como a compreensão do problema, validação, busca por solução e aperfeiçoamento da ideia. Após compreender as demandas, os grupos trabalham em soluções unindo as áreas do conhecimento. Um momento importante para que possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua formação, além de ter o contato com o mercado, suas particularidades e desafios”, destaca.

O empresário Rafael Buratto, da Patrimonial Segurança Inteligente,
é também egresso de Administração da Unochapecó

Ao se deparar com as demandas da empresa, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de três workshops com com profissionais do mercado: ‘Liderança e trabalho em equipe’, ministrado pelo empresário Édipo Vaccaro; ‘Prototipação e MVP’, com a pesquisadora e técnica da Incubadora Tecnológica, Paula Gimenez; e ‘Pitch: apresentação de alto impacto’, com a empresária e docente Caroline Dallacorte. Os estudantes também puderam contar com a orientação permanente dos demais professores orientadores da ABEx, Naline Tres, de Ciências Contábeis; Andrezza Piekas, de Ciências Econômicas; e Alexandre Piamolini, de Relações Internacionais.

A formação 4.0 está centrada no conceito do ‘aprender fazendo’ ou ‘Learning by Doing’. O modelo prioriza o autodesenvolvimento do aluno e a construção de valores, conhecimento e habilidades a partir da vivência de diferentes atividades. Além dos conhecimentos técnicos, é necessário aprender outras áreas e habilidades para alcançar os resultados esperados na sua profissão. O professor Duilio também destaca que a ABEx viabiliza nos estudantes uma trajetória de conhecimentos que vão além das habilidades técnicas, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais com criatividade e senso crítico.

“A condução da atividade, com uso de ferramentas e metodologias do design thinking, reuniões e visitas na empresa e apoio dos professores, tudo isso possibilita o desenvolvimento de soft skills nos estudantes, bem como compreensão e vivência de inovação, empreendedorismo, trabalho em equipe, liderança, gestão de conflitos, gestão de projetos, tomada de decisão, habilidades técnicas da sua área”, conclui o docente.

Gestão e Negócios é na Uno!

No universo da gestão e dos negócios, estão em destaque os profissionais capazes de aliar diferentes conhecimentos com habilidades interpessoais. Tudo isso começa com uma formação mais efetiva, que pensa na sustentabilidade das instituições e no protagonismo das experiências pessoais de cada um. Na Unochapecó, a metodologia Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) coloca os estudantes na jornada profissional desde os primeiros períodos.

Os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais vão para o mercado de trabalho com uma formação de excelência que valoriza a formação cidadã e o foco na visão sistêmica. Os egressos estarão preparados para desbravar um amplo leque de setores, desde governos e empresas de consultorias e organizações não-governamentais, graças a uma formação abrangente. Posicionando como líderes versáteis, os cursos oferecem uma base sólida para enfrentar os desafios em constante evolução do mundo empresarial contemporâneo.

A Unochapecó oferece a maior estrutura universitária da região, com laboratórios de ponta, contato com o setor produtivo, diversas oportunidades de estágios, eventos, intercâmbios e bolsas de estudo. Inscreva-se!

Vivências empresariais
Relações internacionais