Escola de Gestão e Negócios desenvolve relatório ESG para empresas da região
Chapecó, 11 de dezembro de 2024 - Com finalidade na formação de profissionais capazes de reconhecer e definir problemas reais, bem como buscar soluções relacionadas à gestão, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, promoveram a entrega da ABEx VI, nomeada ‘Laboratório Interdisciplinar de Vivências Empresariais’. A proposta que guiou os projetos foi a construção do Relatório ESG (Environmental, Social and Governance) para doze empresas parceiras durante o segundo semestre de 2024 e foi orientada pelos professores Alexandre Piamolini, Celso Galante, Duilio Schaefer e Robinson Neto.
Por consequência da alta adesão das práticas ESG na área de negócios nacionais e internacionais, o assunto tornou-se tendência. Na atividade, os estudantes foram desafiados a elaborar relatórios ESG com o auxílio de ferramentas, metodologias do Design Thinking e análise de relatórios de grandes empresas, a partir de reunião com empresas e o apoio de professores. Cada grupo foi formado por acadêmicos dos quatro cursos envolvidos, de modo a compreender as demandas e colocar soluções de todas as áreas em prática.
De acordo com o professor Duilio Schaefer, foram realizadas duas palestras durante o semestre. A primeira foi orientada pelo professor Sady Mazzioni, a qual abordou a parte teórica, contextual e histórica do ESG, e a segunda foi apresentada por Nelson Akimoto, que discorreu sobre a implantação do relatório ESG na empresa Nord Eletric. O professor destaca, ainda, que a metodologia utilizada durante a matéria foi premiada em 2021 no ‘Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora’, o que, para além de gerar orgulho aos docentes e estudantes, também valida o método que se inova a cada semestre.
“Neste ano optamos por trabalhar com a temática ESG, vinculando as estratégias com os ODS e com a forte presença da Uno como signatária do movimento ODS. A partir disso os alunos desenvolveram excelentes relatórios ESG para as doze empresas parceiras. Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado, evolução e entrega para a comunidade acadêmica e para as empresas participantes”, conta.
Neste ano as empresas parceiras foram a CBA Soluções; Brasplast; Colbrantec; Dot SE; Fcter; Inviolável; Neokohm; Pollen Parque Científico e Tecnológico; Power Lead; Redrive; Reza Refrigeração e Transportes Zeni. Entre os 97 estudantes que participaram da ABEx, está Otávio Marchese, do curso de Administração; na visão do discente, o componente curricular trouxe aos estudantes a oportunidade de interagir e estar em contato com outras turmas que se encontram no mesmo período de graduação e compartilhar diferentes análises e visões sobre um tema em comum.
“Em nosso trabalho, a empresa colaborou e adequou ideias, sendo transparente conosco, demonstrando suas forças e suas fraquezas, nos dando liberdade de conhecer os processos e abriu as portas à visitação de conhecimento do local. Sem sombra de dúvidas essa interação entre empresas e a Unochapecó enriquece cada vez mais nosso leque de oportunidades, conhecer o mercado de trabalho, não somente em nossa área de interesse, mas também conhecer empresas de outros ramos, que demonstram suas dificuldades, suas conquistas e sua grande história de superação e sucesso”, destaca o estudante.
Na Unochapecó, nosso estudante é imerso em sua área de atuação desde o primeiro semestre, de modo a tornar-se um profissional protagonista. Vem realizar conosco, inscreva-se agora em uno.edu.br/vestiba.
===
Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;
Fotografia: Cursos de Gestão e Negócios.