Minha Uno
Menu Busca

Estudante de Publicidade conquista prêmio nacional

Educação

Chapecó, 16 de dezembro de 2024 - No último dia 11 de dezembro, a Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil) realizou o 43º Concurso Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso 'Ricardo Ramos'. Entre 33 TCCs submetidos, apenas seis foram finalistas e apresentaram suas produções na Rede Globo, em São Paulo. Representado a Unochapecó e o curso de Publicidade e Propaganda, a universitária Juliane Batistella Martins ficou em primeiro lugar na categoria Monografia.

A ideia do tema vencedor ‘A feminização do trabalho no setor de atendimento de publicidade em Chapecó (SC)’, surgiu de experiências profissionais de Juliane. Uma delas foi logo na sua primeira entrevista de emprego, em uma agência de publicidade, quando o entrevistador comentou que ela teria perfil para atendimento. Seus seis anos de atuação no Atendimento Publicitário, também a influenciaram para pesquisar e estudar as complexidades de gênero na comunicação. “Diversos pontos me chamaram a atenção de forma negativa, como ainda as mulheres enfrentam questões ligadas ao machismo, sexismo, assédio, entre outros desrespeitos inaceitáveis no mercado e como elas ainda têm medo de expor isso aos superiores, por medo de serem, muitas vezes, mal interpretadas", cita.

Após finalizar a pesquisa do TCC, a universitária inscreveu-se no concurso. “Foi uma loucura os trâmites de gravação no estúdio, pois era necessário fazer um vídeo case, além de enviar a monografia e preencher um formulário de inscrição. Tudo foi feito às pressas". O resultado de que foi finalista, saiu no dia 9 de dezembro, mesma data em que defendeu sua tese à banca na Universidade. Nesta edição do evento, a apresentação final deveria ser presencial, então com o apoio da Unochapecó, ela realizou a sua primeira viagem sozinha à cidade de São Paulo.

Juntamente com outras duas finalistas da categoria, Juliane apresentou seu trabalho e ficou em primeiro lugar. “Passou um filme na minha cabeça, imaginando todos os sacrifícios feitos e desafios para finalizar minha pesquisa. Imaginei o orgulho de todas as pessoas que eu amo que me apoiaram em cada decisão que tomei até aqui. Além de passar um filme ao olhar pra realidade humilde de onde eu saí e onde cheguei naquele momento, realmente me emocionaram muito. Eu estava imensamente feliz", finaliza.

No segundo semestre de 2023, o doutor e professor dos cursos de comunicação, Marlon Santa Maria Dias, recebeu o convite para orientar a universitária no Trabalho de Conclusão de Curso. Marlon conta que aceitou a proposta pelo potencial da pesquisa, já que a tese parte da experiência profissional e pessoal da estudante, o que permitiu mais autonomia no processo de busca de dados. “O tema é urgente. Cada vez mais precisamos discutir a comunicação como um mercado, também entendendo o quanto diferentes marcadores sociais (gênero, sexualidade, raça, idade, classe, contexto geográfico etc.) influenciam na construção da profissão e das trajetórias profissionais", explica. 

Segundo o professor, um orientador deve acompanhar, dar sugestões, indicar leituras e acalmar os orientandos. Porém o comprometimento deve vir de ambos os lados, o discente precisa ser organizado, fazer leituras aprofundadas sobre o seu tema, ter autonomia e noção sobre as limitações de tempo e maturidade, que sempre impactam no resultado.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Jacira Souza Medronha, participou ativamente da submissão do TCC vencedor e da organização da viagem à Rede Globo. “O curso fica extremamente feliz pela Juliane, pelo destaque que a premiação tem, tanto no mercado publicitário quanto pela valorização do trabalho desenvolvido", afirma. Conforme Jacira, o tema discutido é relevante pelo impacto desses estereótipos às mulheres no ramo.

Não é a primeira vez que um estudante do curso de Publicidade e Propaganda fica entre os finalistas no Prêmio Ricardo Ramos. Em 2023, o ex-aluno Jefferson Miguel Kovaleski, garantiu a segunda posição da categoria Monografias, com o tema “Novos Beijos Icônicos”: Expressões de Diversidade no Filme Publicitário do Mercado Livre. O professor Hilário Junior dos Santos foi o orientador.

===

Texto: Nádia Venancio, estagiária da Acin Jornalismo; 

Foto: arquivo pessoal.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image