Estudantes de Jornalismo da Uno recebem James Alberti, produtor do Fantástico

Luz, câmera e muita ação! Na noite da última terça-feira (19), James Alberti ministrou a palestra "Jornalismo Investigativo" para os acadêmicos de Jornalismo da Unochapecó. Ele abordou sua trajetória na profissão, mostrou detalhes de algumas de suas reportagens e esclareceu dúvidas dos estudantes e professores presentes.

James cita que o jornalismo lhe deu, além do trabalho e do sustento, a possibilidade de ser quem ele é, conhecer muitos lugares e viver muitas experiências. "Toda a minha formação como pessoa e profissional foi graças ao jornalismo. Se não fosse ele, eu precisaria me redescobrir, pois não sei fazer outra coisa. Consegui contribuir com a sociedade graças ao jornalismo, que é uma profissão que te permite lutar por um mundo mais igualitário e mais justo", afirma.

Ele também aborda que a troca de experiências com os estudantes é muito importante. "Eu trabalho há quase 30 anos, tenho uma vivência no jornalismo que me permite validar as apostas que os alunos daqui fazem. Poder dar esse testemunho de que o trabalho que os estudantes vão realizar é importante. É muito gratificante escutar os alunos e os seus anseios, saio daqui muito feliz", conta.

Além disso, James comenta a escolha das reportagens apresentadas no evento. "São reportagens relevantes, recentes, e eu tive o privilégio de trabalhá-las com os meus colegas. Elas tiveram efeitos concretos na sociedade, as pautas estão presentes no dia-a-dia e só precisam ser ressignificadas", salienta.

Para a acadêmica do segundo período Ana Carolina Rodrigues, o evento foi riquíssimo em conhecimento e cheio de trocas. "Foi um momento único. Sem dúvidas, um dos melhores já que participei", comenta. Além disso, Ana salienta que a palestra foi muito importante para os estudantes entenderem como é a realidade do jornalismo investigativo e de uma redação. "Acredito que contribuiu não só para nossa carreira, mas também para o nosso dia a dia. E de certa forma se torna uma motivação e inspiração para pessoas que assim como eu atuam em jornal menor, com matérias locais", destaca.

O palestrante

James Alberti é formado em jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina, e pós-graduado em audiovisual (PUC-PR) e em produção e direção de documentário (UniCuritiba). Em 2015, por causa de uma série de reportagens que denunciava corrupção no governo Beto Richa (PSDB), do Paraná, foi ameaçado de morte e teve de se exilar no Canadá. Desde 2017 é produtor de reportagens do Fantástico, no Rio de Janeiro. Em 2021 venceu o Prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo (IPYS). É autor da série Diários Secretos, vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo, do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2010), do Prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo, do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS), e do Global Shining Light Award, da Global Investigative Journalism Network (2011). Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) durante quatro anos e é estudante de Direito.

* texto: João Pedro Zatta Grolli, estagiário da ACIN-Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

Jornalismo
James alberti