Estudo técnico sobre PR-158 apresentado a autoridades e comunidade

Geral

Estudo revelou impacto do movimento de veículos e caminhões na PR-158, essencial na logística de manufaturados e insumos

São Lourenço do Oeste - No último dia 15 de julho a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) sediou um evento importante para a região. O Observatório Pollen, braço técnico da Unochapecó, apresentou um estudo técnico detalhado sobre a PR-158, solicitado pela Acislo. O evento contou com a presença de lideranças locais e empresários, destacando a importância da rodovia para o desenvolvimento econômico e social da região.

Fernando Pressoto, presidente do conselho superior da Acislo, destacou a relevância do estudo para a reivindicação de melhorias na PR-158. “Esse estudo é importantíssimo para compor mais ainda o nosso pleito. Há muito tempo estamos ‘brigando’ com o Estado do Paraná para que realmente faça alguma ação de melhoria na trafegabilidade e aumento de capacidade para essa PR nos 13 quilômetros analisados. Observamos que, em 32 dias, mais de sete mil veículos por dia trafegam por essa rodovia, totalizando mais de 200 mil veículos por mês. Esse número é significativo e a rodovia já não oferece condições adequadas para os usuários diários", afirmou Pressoto.

O estudo revelou o impacto do movimento de veículos e caminhões na PR-158, essencial para o escoamento da produção local e o recebimento de insumos. "Para os empresários, esse estudo é um documento de suma importância, com números que realmente mostram a realidade diária. O trecho é vital para acessar serviços no estado do Paraná, como a cidade de Pato Branco, e é muito utilizado por moradores do bairro Araucária, que pertence a Vitorino. Melhorar a trafegabilidade e a segurança nesse trecho trará benefícios significativos para a população e os empresários", completou Pressoto.

Débora Merísio, pesquisadora e comunicadora da equipe do Observatório Pollen, ressaltou a importância do levantamento técnico. "Traduzir em números o que a população e os lojistas enfrentam para escoar suas produções é extremamente relevante. A pesquisa foi minuciosa, utilizando dados de câmeras, e permitiu separar a trafegabilidade por categorias e horários de pico, oferecendo maior assertividade para futuras intervenções na rodovia", explicou a pesquisadora.

A metodologia utilizada pelo Observatório Pollen foi cuidadosamente planejada para garantir a compreensão e usabilidade do documento. "Nos preocupamos em tornar o documento acessível, utilizando QR Codes, símbolos e glossários para facilitar a leitura. O estudo permite que gestores governamentais tomem decisões assertivas e projetem melhorias a longo prazo, incluindo construções de acostamentos e melhorias na sinalização", destacou Débora.

O próximo passo será entregar o estudo aos órgãos competentes no Estado do Paraná, incluindo o Deinfra e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). "Já temos uma missão agendada para Curitiba no final deste mês, onde a diretoria da Acislo levará o estudo em mãos para reforçar a necessidade de agilidade no processo de melhorias. Estamos confiantes de que este estudo sensibilizará ainda mais os responsáveis pela execução das melhorias necessárias", finalizou Pressoto.

O presidente do conselho superior da Acislo reforça que a apresentação do estudo técnico marca um importante avanço na busca por melhorias na PR-158, essencial para a segurança e desenvolvimento da região de São Lourenço do Oeste. A iniciativa reforça o compromisso da Acislo e do Observatório Pollen em trabalhar em prol da comunidade, utilizando dados precisos e metodologia rigorosa para promover mudanças significativas na infraestrutura local.

Texto e fotos: Marcelo Coan / AI Uno São Lourenço do Oeste

Assessoria de Imprensa Uno São Lourenço do Oeste