Minha Uno
Menu Busca

Evento marca os 50 anos do curso de Pedagogia

Educação

Sendo o primeiro curso superior inaugurado em Chapecó, em 13 de março de 1972, na então denominada Fundeste, a Pedagogia foi um marco para o ensino da região Oeste catarinense. Sua implantação se deu após uma grande mobilização popular pelo desenvolvimento regional através da educação. A primeira turma, que colou grau em dezembro de 1974, contou com 66 profissionais diplomados. Até o momento, o curso de Pedagogia da Fundeste/Unochapecó já formou 64 turmas, com mais de 2.300 profissionais diplomados, nas modalidades presencial e EaD. 

Acadêmicos do sétimo semestre homenagearam os professores com entrega de girassóis.

Nesta quinta-feira (28), o curso de Pedagogia da Unochapecó realizou uma cerimônia de comemoração aos seus cinquenta anos de existência. O momento marcou o encontro entre presente, passado e futuro: além de acadêmicos e professores das turmas em andamento, estiveram presentes egressos de diferentes turmas - em destaque, egressas da primeira turma graduada na Universidade. No mesmo evento, aconteceu o lançamento da nova abordagem do curso de Pedagogia, voltado para a inovação e aproximação tecnológica.

 

TRAJETÓRIA

As cinco décadas de Pedagogia são permeadas de boas histórias. Suzi Laura Cunha, coordenadora do curso, já atuava como professora em uma escola do interior quando a oportunidade da graduação bateu à porta. “No exercício da profissão foi que veio o encanto pela docência. Em 1991, comecei a fazer Pedagogia. A turma iniciou com 47 estudantes, e era muito disputado o vestibular. A aprovação foi um momento de muita alegria, pois na minha família eu fui a primeira a ir para a graduação, e depois minhas irmãs também foram. Lembro muito de todos os professores, do quanto aprendemos, eram momentos em que se trabalhava muito”, contou Suzi. Após a formatura, ela foi técnica de extensão no programa de formação de professores, foi convidada a atuar como professora e hoje está à frente do curso.

Atualmente, de acordo com Suzi, todos os professores da Pedagogia são também formados na casa. “O curso tem uma belíssima história, e todos os pedagogos são formados na própria Unochapecó, em diferentes gerações da Pedagogia. O curso produz muitas lideranças, sempre teve uma formação crítica, uma característica de participação em atividades acadêmicas, e lembro do incentivo que o curso sempre deu a isso, ainda quando eu era aluna. Me sinto privilegiada pois são professores que estão na Unochapecó desde o início, com muita história e sendo muito respeitados, e o curso é um retrato dos grandes profissionais que estão aí”, comentou.

O pioneirismo do curso de Pedagogia da Unochapecó também é destacado pelo professor Odilon Luiz Poli, que ingressou no curso em 1980. Ele recorda que, à época, o curso já incentivava a formação crítica e o compartilhamento de experiências. “Tudo era muito novo. A Fundeste era uma instituição ainda pequena, na época, e nós estávamos vivendo a primeira experiência do Ensino Superior, então a sensação era de estar conquistando algo muito importante. Eu vinha de outra formação, e isso não nos impedia de aprender muito e trocar muito com os colegas, pois a turma era muito comprometida. Foi uma experiência exitosa, gratificante, e que me motivou muito a trabalhar na área”, disse Odilon.

Desde os primeiros passos do curso, a proximidade com o mercado de trabalho já era uma característica marcante. A vivência das atividades na universidade, segundo Odilon, repercute de forma constante na carreira. “Sempre tive a oportunidade de estar em contato com as escolas públicas da região, por meio da extensão universitária, onde fazíamos a formação continuada para professores, o que nos permitia também influenciar no rumo da educação na região. Depois disso, fiz meu mestrado e meu doutorado e continuei lidando com a Pedagogia, trabalhando com a pós-graduação. Fui gestor universitário por muito tempo e as experiências da Unochapecó me ajudaram muito nesse sentido”, afirmou.

Egressa e ex-professora do curso, Noeli Gemeli Reali presenteou a coordenação com o documento original do Projeto Político-Pedagógico da graduação, elaborado em 1992.

 

PERSPECTIVAS

Diante dos desafios trazidos pelo avanço das tecnologias, especialmente na pandemia, o curso buscou adotar novos recursos de atuação. “A tecnologia pode nos ajudar muito no ensino-aprendizagem, desde que se aprenda e se utilize no campo da educação. Nesse sentido, o curso tem esse foco. A partir da orientação da Universidade, temos um trabalho pautado nas novas tecnologias, na vivência com alunos jovens, nós precisamos nos atualizar constantemente. A pandemia trouxe uma reflexão positiva sobre a aula online, que fomos percebendo que é possível de se fazer. Os nossos professores são muito abertos e conversam muito sobre isso, incentivando muito os alunos", garantiu Suzi.

Apresentando as ações de desenvolvimento do novo formato do curso de Pedagogia, o professor Odilon explica que o meio tecnológico irá pautar o diálogo entre a sala de aula e o projeto do curso. "Hoje em dia, as formas de ensinar e de aprender, de produzir conhecimento, se transformaram bastante. Aqueles cursos clássicos, baseados na transmissão, no aluno 100% em sala de aula, hoje não cabem mais, e a Unochapecó vem preparando uma revolução nos cursos de licenciatura, onde um modelo mais inovador e disruptivo será ofertado. Na pedagogia, há um projeto bem encaminhado para lidar com o conceito de on-life, ou seja, conectado na vida, aproximando muito mais a teoria e a prática com os recursos tecnológicos existentes, cultivando muito mais autonomia e protagonismo dos estudantes", finalizou o professor.

 

CONSIDERAÇÃO

Ocasião reuniu diferentes gerações de egressos e acadêmicos do curso.

Formanda da primeira turma de Pedagogia, Sirlei Miolo fez um agradecimento especial ao curso pela realização do evento, que oportunizou o reencontro entre colegas da época. Em sua fala, a professora propôs a todos os presentes um exercício de reflexão sobre a passagem do tempo. “Alguns não estão mais presentes nesse tempo físico, ou por alguma razão vão puderam estar aqui, mas nós recordamos a todos com muito carinho. Por isso, convido a todos a fazer um momento de reflexão. “Como éramos? Como somos hoje? Como foi o percurso dos três anos da nossa convivência? Que desafios vencermos? Que forças nos conduziam? Saudade, gratidão, amor, esforço, dedicação, valentia, muitos objetivos. Poderíamos ficar nesse exercício muito mais do que planejamos. Sei que teríamos muito para contar, falar, dessa história ilustre, única e especial da nossa turma de Pedagogia. Temos certeza de que essa noite ampliará o livro das nossas vidas como um novo capítulo de recordações de vivências significativas”, concluiu.

COMPARTILHE
TAGS
Pedagogia
Egressos
Educação
50 anos

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image