Minha Uno
Menu Busca

Extensão da Unochapecó comemora o encerramento dos cursos para imigrantes

Comunidade

Chapecó, 19 de dezembro de 2024 - Na tarde desta quarta-feira (18), foi celebrado o encerramento dos cursos de Gestão de Relacionamento para Imigrantes e Português para Imigrantes e Refugiados no Auditório do Cooperativismo, no Pollen Parque Científico e Tecnológico. O momento certificou 104 cursistas, divididos entre duas turmas de Gestão de Relacionamento em parceria com a Aurora Coop e uma de Português para Imigrantes e Refugiados.

O encerramento dos cursos reflete o compromisso da Universidade com a transformação social. Por meio da Extensão Universitária, essas iniciativas não apenas oferecem ferramentas para integração cultural e profissional, mas também reforçam a missão de acolhimento e valorização da diversidade no oeste catarinense.

O curso de Gestão de Relacionamento certifcou 78 funcionários
da Aurora Coop.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão Unomigrações, professora Odisséia Paludo Fontana, o processo de inclusão na comunidade e nos grupos em que cada um participa é de grande importância para o crescimento e transformação da sociedade. “Olhando para algumas avaliações que fizeram na última aula, eu concluí que eu acho que, na vida de muitos, esses cursos já estão fazendo a diferença. Acho que aquelas sementinhas que foram plantadas já começaram a florescer e a dar frutos. O que a gente deseja é que vocês colham os frutos, sintam-se integrados, sintam-se incluídos na comunidade chapecoense e que vocês realizem os sonhos de vocês aqui e que vocês sejam muito felizes”, pontua.

Participaram da entrega de certificados a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Andréa de Almeida Leite Marocco, o gerente acadêmico da Unochapecó, professor Luiz Henrique Maisonnett, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanessa da Silva Corralo, a coordenadora do Unomigrações, professora Odisséia Paludo, a coordenadora do curso de Extensão de Gestão de Relacionamento, professora Luciane Aparecida Filipini Stobe, e a ministrante do curso de extensão Português para Imigrantes e Refugiados, professora Marcia Ione Surdi. Também estiveram presentes o gerente corporativo de Pessoa e Cultura da Aurora Coop. Nelson Rossi, a representante do Mercado Moura, Helen, representante da Associação Voluntários do Serviço Internacional do Brasil (AVSI), Marino Betlinski, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e técnicos do setor de Extensão da Unochapecó.

O curso de Português para Imigrantes e Refugiafos certifcou
26 cursistas.

Para a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Andréa, o início do curso é o começo de uma nova perspectiva, a qual possibilita aos integrantes conhecer um pouquinho do Brasil, desde trabalho à cultura e língua. “Mas, principalmente, que a gente quer compartilhar com vocês um pouquinho do que é sonhar. Porque a Universidade tem uma mensagem, o nosso lema é ‘Unochapecó, o um lugar para tornar possível’. O lugar para tornar possível o quê? Tudo o que vocês sonharam. Porque através da educação e do conhecimento, a gente acredita que vocês podem alcançar qualquer coisa. Muitos de vocês vieram em busca de sonhos e a gente espera que com esse curso, com essa parceria, nós possamos construir um futuro melhor para todos vocês e para nossa região”, sublinha.

Parabéns, cursistas! A Unochapecó está de portas abertas sempre que desejarem retornar para compartilhar conhecimentos conosco.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image