Extensão da Unochapecó participam de evento realizado pela Prefeitura
Chapecó, 06 de dezembro de 2024 - Organizado pela Secretaria da Família e Proteção Social de Chapecó, o evento ‘Práticas do Bem - Intercâmbio de Experiências e Projetos Sociais’ reuniu ações sociais e representantes do setor privado de todo o município nesta terça-feira (03). Este ano, os projetos Brincando no Hospital e o Programa Saúde, Bem-estar e Relacionamento (SABER) representaram a Universidade, onde todas as ações participantes puderam expor suas experiências e trocar conhecimentos.
Todos os programas apresentados no momento foram executados com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e Fundo Municipal do Idoso (FMI) e apresentaram ações e soluções para cada público-alvo. Para a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Andréa Marocco, “a Unochapecó tem muito orgulho de promover ações extensionistas, o fortalecimento das experiências dos nossos estudantes para que atuem cada vez mais qualificados no mercado de trabalho e para que possamos desenvolver o nosso município. Nossa região, nosso estado, nosso Brasil, sempre primando pelo desenvolvimento econômico sustentável”.
Criado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unochapecó e financiado pelo Fundo Municipal do Idoso de Chapecó, o Programa SABER tem como objetivo a promoção do envelhecimento saudável. Hoje, conta com a participação de 60 idosos e é coordenado pelos professores Clodoaldo Antônio De Sá e Fátima Kremer Ferretti. Os encontros integram a prática de exercícios físicos, aulas de inclusão digital, atividades de educação nutricional e auriculoterapia, além de outras atividades desenvolvidas pelo PPGCS e pelos cursos de graduação da Universidade.
“O Programa, por meio dos exercícios físicos fornecidos, juntamente com as ações que são realizadas, promovem a autonomia desses idosos. Autonomia no sentido de ter capacidade para realizar atividades que eles gostam, que fazem bem, que contribuem positivamente para a sua qualidade de vida quanto ao empoderamento que você vai dando para eles ao longo do ano”, aponta Clodoaldo.
Por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, o projeto Brincando no Hospital trabalha para promover a ressignificação e humanização dos espaços de oncopediatria do Hospital Regional do Oeste e do Hospital da Criança Augusta Muller Bohner. O objetivo é assegurar às crianças o direito ao brincar, acesso às brinquedotecas e ao seu desenvolvimento integral, de forma lúdica e educativa. Dessa forma, a Unochapecó oferece apoio a crianças hospitalizadas e em tratamento oncológico, tornando a jornada dessas crianças um pouco mais leve e colorida.
“Nós submetemos um projeto ao edital FIA 2024 e fomos contemplados. Isso significa que podemos ofertar atividades com equipamentos e materiais lúdicos que qualificam as ações”, destaca a coordenadora do projeto, Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues. Para a professora, as expectativas para 2025 é dar continuidade a esse processo e continuar provocando sorrisos.
“Esse projeto se chamava ‘Sorriso para a Vida’, e essa é a ideia, que a criança possa ter um momento chamado de, ‘é meu movimento, estou doente, mas eu estou aqui produzindo, eu estou construindo aqui alternativas para entender o próprio processo dessa doença’, e esse é um fator bem importante”, enfatiza.
===
Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;
Fotografias: Extensão Unochapecó.