Fisioterapia e Engenharia Mecânica realizam ABEx com abordagem interdisciplinar
A Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) tornou-se um dos pilares do projeto pedagógico da Unochapecó. É a interface entre a sala de aula e as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Essa disciplina está presente em todos os cursos de graduação, e tem sido reconhecida por seu impacto na formação dos acadêmicos. A ideia é unir esforços em busca de soluções para problemas reais e oferecer o contato com o universo profissional dos futuros egressos.
Ainda no segundo semestre de 2022, uma ABEx realizada em parceria entre os cursos de Fisioterapia e Engenharia Mecânica marcou de forma significativa o sentido de unir academia e sociedade. A disciplina foi realizada de forma interdisciplinar para atender às demandas de pacientes das Unidades Básicas de Saúde através da produção de equipamentos específicos, conforme as necessidades de cada paciente. O sucesso da iniciativa foi possível também pela parceria com a empresa RZ Rezzadori, que viabilizou o fornecimento de canos de PVC e outros materiais.
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O sucesso da iniciativa no ano anterior inspirou os docentes responsáveis pelos dois cursos, e a parceria ganhou sequência. Neste semestre, os estudantes foram desafiados com casos de pacientes beneficiados pelo Programa Saúde em Casa do Município. Em colaboração com a fisioterapeuta Paula Doering, a equipe identificou pacientes ideais para receber suporte da ABEx. A união entre cursos das Escolas da Saúde e Politécnica resultou na criação de um grupo que promoveu diálogo contínuo. Quatro aulas compartilhadas entre fisioterapia e engenharia permitiram um crescimento significativo, proporcionando aos alunos a experiência de lidar com pacientes e cenários complexos, promovendo uma ação interprofissional e interdisciplinar. Foram desenvolvidos os dispositivos: cadeira de banho, cadeira leito e apoio para coto. Mais de 50 estudantes participaram da ABEx, que beneficiou seis famílias neste semestre.
Dinâmica em sala de aula
No curso de Fisioterapia, a disciplina trabalhada ao longo do semestre foi chamada de ‘ABEx IV: Vivências fisioterapêuticas na atenção primária à saúde’, ministrada pelos professores Lilian Marin Lunelli, Ricardo José Nicaretta e Rosane Paula Nierotka. Por meio das intervenções e do trabalho interprofissional, ideia é promover reflexões sobre os cuidados primários ao indivíduo, família e comunidade. Para a atividade, os estudantes se dedicaram ao diagnóstico das necessidades dos pacientes e à elaboração do esboço de dispositivos fisioterapêuticos de uso permanente, a serem instalados na casa dos pacientes atendidos.
Já na Engenharia Mecânica, os estudantes tiveram como missão transformar as ideias em equipamentos. A ABEx dos futuros engenheiros, chamada de ‘ABEx IV: Projetos mecânicos em ação II’, os levou aplicar conceitos de análise e projeto mecânico-estrutural em um contexto interdisciplinar e social. Sob orientação do professor Thiago André Carniel, os estudantes realizaram as tarefas de modelagem tridimensional, dimensionamento e fabricação dos dispositivos funcionais, conforme requisitos específicos e necessidades de cada paciente, focando sempre na segurança, ergonomia e conforto necessários.
Após os trabalhos em sala e em laboratório, e a instalação dos dispositivos médico-hospitalares no domicílio de cada paciente, o resultado final dos projetos foi apresentado em um seminário entre as turmas, realizado no dia 30 de novembro. Além dos docentes e discentes, também participaram da entrega a empresária Angelisa Rezzadori; a Diretora de Extensão e também diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, professora Cleunice Zanella; e o Diretor Financeiro Adjunto da ACIC, Robert Otto.
O engajamento dos acadêmicos nas diversas etapas de produção demonstra que a ABEx oferece uma dimensão social importante, que integra o contato direto com as famílias. É preciso que os futuros profissionais exercitem a empatia, a capacidade de observação e a comunicação com os pacientes e seu ambiente. Para o professor Ricardo José Nicarettta, este formato de atividade resulta em uma experiência educacional enriquecedora.
“Por ter dado certo na primeira edição, os acadêmicos estão muito mais independentes. Eles fizeram todo o contato inicial com esses pacientes, alguns bastante graves, acamados com algumas disfunções bastantes complicadas e complexas. Então, os patólogos fizeram o primeiro contato, que é um processo de ritualização, conhecer em torno da casa desses pacientes, fizeram um diagnóstico situacional também. No desenvolvimento dos dispositivos nós percebemos que os acadêmicos nessa segunda edição estão muito mais autônomos”, explica.
A experiência dos estudantes de Engenharia Mecânica, a partir da abordagem colaborativa com a área da saúde, foi permeada pelo desafio de sair da zona de conforto. Enquanto o currículo do curso visa a formação de competências técnicas e estratégicas na projeção de componentes mecânicos ou instalações industriais, as ABEx oferecem o desenvolvimento de habilidades interpessoais. De acordo com o professor Thiago André Carniel, as soft skills representam um diferencial na formação.
"A dedicação e comprometimento dos estudantes com o projeto foi acima das expectativas. Os estudantes da Mecânica tiveram a oportunidade de vivenciar um projeto de engenharia completo, isto é, desde o estudo e concepção dos dispositivos e sua customização até a entrega aos usuários finais. Além disso, a interação e trabalho em grupos interdisciplinares com certeza estimulou o pensamento crítico, as atitudes positivas, a proatividade, entre outras soft skills”, conclui.
Formação transversal
Por meio de atividades como esta, nas quais os estudantes são desafiados a compreender novas áreas do conhecimento, a Unochapecó investe na formação integral dos futuros profissionais. Não apenas a autonomia deverá dar o tom na resolução de problemas, mas também o pensamento colaborativo e inovador, capaz de combinar esforços. Essa abordagem promove uma compreensão holística da aplicação prática do conhecimento.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, a transversalidade do conhecimento é um fator importante dos cursos da Escola da Saúde da Unochapecó. “A ABEx IV neste formato está em sua segunda edição e tem um diferencial pois engloba a multidisciplinaridade, o trabalho em equipe em áreas distintas, e insere de forma ativa o estudante junto à comunidade. Ao se envolver com a realidade do paciente, eles elaboram um plano de intervenção com a entrega de dispositivos que vão facilitar inclusive os cuidados da família com o paciente. O engajamento deles é muito maior do que em disciplinas teóricas, pois os coloca na posição do ser fisioterapeuta. Eles entregam muito mais do que o componente solicita e adquirem o pensamento estratégico”, destaca.
Na outra ‘ponta da tabela’, os estudantes de Engenharia Mecânica realizam uma etapa de formação que desenvolve habilidades de observação e de diálogo para a otimização dos processos dos quais fazem parte, além do dinamismo na busca pela resolução de problemas. “O diferencial é a oferta de uma aprendizagem protagonista, com oportunidades de contato com o mercado de trabalho, seja por componentes como as ABEx, bem como estágio não-obrigatório. Ainda, a estrutura mais avançada da região e docentes qualificados e com experiência de mercado, são diferenciais que agregam valor na formação, preparando profissionais diferenciados”, reflete o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Everton Rafael Breitenbach.
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