III Jornada Odontológica de Chapecó comemora 15 anos do curso na Universidade
Chapecó, 5 de novembro de 2024 - Regada à celebrações e trocas de conhecimento, a última semana comemorou os 15 anos do curso de Odontologia por meio da III Jornada Odontológica de Chapecó (JOC). Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, estudantes, docentes, técnicos-administrativos e cirurgião-dentistas da região reuniram-se no Salão Nobre e laboratórios da Universidade para debater questões relevantes e desafiadoras dos ramos da área.
A JOC é um evento promovido pelo curso de Odontologia, com a colaboração de professores e estudantes. Para a coordenadora do curso, professora Georgia Verardi Anchieta, a Jornada é essencial na fase de construção profissional, “pois promove uma maior integração entre os membros da sociedade acadêmica, assim como para além da Universidade, expandindo dessa forma o olhar crítico dos atores envolvidos no âmbito da prática odontológica”, afirma.
Palestras e Workshops fizeram parte da programação da JOC, com início no período matutino e encerramento ao final da tarde. Exercícios teóricos e práticos foram divididos entre o laboratório multidisciplinar e o de anatomia, enquanto palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos aconteceram no Salão Nobre.
Aniversário
Há uma década e meia o curso de Odontologia da Unochapecó estreava no município, foi um dos cursos mais almejados no Vestibular de 2009 e sua implantação foi motivadora de transformações de trajetórias. Destas, a do professor Mauro Antonio Dall Agnol, primeiro coordenador e um dos responsáveis por construir a proposta inicial do curso.
Na última sexta-feira (01), foi convidado para compartilhar um pouco de seu caminho nos últimos 15 anos dentro da Universidade. O professor conta que já atuava na Universidade quando o curso foi lançado, e uma das memórias mais marcantes desta época foi o início das atividades da primeira turma.
“Entre as minhas lembranças mais queridas está a Aula Inaugural, que marcou o começo de um sonho coletivo. Naquela época, não havia a estrutura atual, mas a união entre professores, alunos e a comunidade fez com que tudo fosse possível. A sensação era de que estávamos construindo algo grande e significativo para a região”, lembra.
Mauro assegura que o benefício entregue à comunidade pelo curso de Odontologia foi grandioso e importante. Uma vez que, além de formar profissionais de excelência, permite à população da região acesso a serviços qualificados de saúde bucal. “Muitos egressos atuam na região, levando não apenas a técnica e o conhecimento adquiridos, mas também valores de ética e compromisso social”.
Para ele, celebrar os 15 anos do curso traz um misto de orgulho, gratidão e esperança. Orgulho por ver os patamares alcançados, gratidão aos colegas, estudantes e todos àqueles que contribuíram com este sonho e esperança pelo futuro promissor que se vê no horizonte da Odontologia.
“Odontologia representa mais do que uma profissão; é uma forma de transformar vidas. Para mim, é a junção entre ciência, técnica e sensibilidade humana. Saber que, por meio desse conhecimento, é possível devolver a autoestima, a qualidade de vida e até mesmo o bem-estar de um paciente é muito significativo. Cada aluno que se forma e leva esses princípios adiante é motivo de orgulho (...) É emocionante olhar para trás e ver que cada obstáculo foi superado em conjunto e que nossos egressos levam o nome da Unochapecó como uma marca de qualidade e excelência”, finaliza.