Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo realizam dossiê sobre espaços públicos

Como estão os espaços públicos urbanos de lazer em Chapecó? A resposta poderá ser entendida a partir de um dossiê sobre praças e parques produzido em conjunto por estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Jornalismo. O material fotográfico e o levantamento de informações sobre os espaços urbanos, como o mapeamento, foram produzidos nas disciplinas de 'ABEX II: Fotojornalismo e documentação visual', de Jornalismo; e 'ABEX II: Ateliê 1 - Acessibilidade, ergonomia e paisagem'; 'ABEX V: Cidade para as pessoas'; 'ABEX VI: Ateliê 3 - Equipando o bairro e cidades sustentáveis: o planejamento', de Arquitetura.

A professora do curso de Jornalismo, Angélica Lüersen comenta que a ideia surgiu em uma conversa entre ela e a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabriela Borges. "A gente achou que seria interessante proporcionar a experiência para os estudantes dos dois cursos, a partir da integração, olhando a partir de um ponto em comum, que no caso foram os espaços públicos urbanos de lazer, porque quando nós recebemos a demanda da ABEX, a gente sempre tem de olhar demandas possíveis e viáveis de executar", expõe.

Angélica destaca que os estudantes estavam comprometidos com o projeto. "O resultado reflete todo o processo e, mais do que só olhar para o resultado final, eu olho para o caminho, entendendo a importância dele para a formação dos estudantes de Jornalismo e de Arquitetura pela integração e pelas discussões que foram possíveis mas que, se não fosse pelo viés da extensão, possivelmente a gente não teria no curso. Tenho certeza que isso contribuiu muito para a formação dos alunos", comenta.

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, Gabriela Borges salienta que foram desenvolvidas metodologias flexíveis para ambos os cursos. "A arquitetura tem esse lado do urbanismo, que é olhar para esses espaços em termos de qualidade, e o jornalismo tem o potencial de retratar essa realidade", discorre.

Gabriela cita que o sentimento é de orgulho pelo resultado do trabalho tanto de Arquitetura, quanto de Jornalismo. "É uma alegria imensa ver o resultado, ver que foi possível. Se a gente articula de uma maneira que fica confortável para todo mundo trabalhar, além de dividir os esforços, temos resultados muito legais. O projeto tem um potencial muito interessante, pois não é só uma forma de divulgar os cursos e mostrar o que a gente faz e como a gente pode contribuir com o poder público municipal, mas também de conseguir monitorar. Temos muitos espaços que precisam de melhorias, então também é uma forma do poder público ter esse olhar a partir dos alunos de quais espaços precisam de atenção", frisa.

Para a estudante do segundo período de Jornalismo da Unochapecó, Jaqueline dos Santos Rodrigues, a experiência de trocar conhecimentos com outro curso foi maravilhosa, pois possibilita novas experiências práticas e teóricas.  "Torna-se um ponto positivo para o currículo. Ter esse diferencial chama a atenção. Sair da zona de conforto traz novas oportunidades", comenta.

A acadêmica, também do segundo período do curso de Jornalismo, Samara Vitória Baldoino, conta que a experiência foi desafiadora por serem cursos diferentes mas que, de forma geral, também foi divertida pela oportunidade de interagir com outro curso, conhecer lugares novos na cidade e realmente sentir a experiência que a disciplina de ABEX promete. "Por serem cursos muito diferentes, algumas vezes me perguntava se estava conseguindo articular o meu trabalho com a expectativa do pessoal de Arquitetura e Urbanismo, mas através de aulas integradas fomos capazes de entender melhor qual era a nossa parte e também aprendemos alguns conceitos interessantes estudados por eles, o que ajudou muito na execução do trabalho", discorre.

Ela cita que ver um trabalho, desenvolvido em ABEX, integrar um dossiê é fantástico, pois ver essa valorização é muito satisfatório e gratificante. "Às vezes nós alunos ficamos tão focados na universidade e na experiência acadêmica, que o resultado dos nossos esforços pode parecer algo muito distante. Sou muito grata à professora Angélica pela iniciativa e dedicação de fazer isso acontecer para nossa turma", salienta.

Além disso, Samara trata que um um dos maiores aprendizados profissionalmente nessa experiência foi o trabalho em equipe, porque fazer um projeto em conjunto com pessoas que estudam uma área de conhecimento completamente diferente da sua exige a capacidade de dialogar e chegar a um resultado que agrade ambas as partes. "Já mais direcionado à disciplina de fotojornalismo, essa experiência me desafiou a ser mais perceptiva e criativa ao tentar contar histórias com a fotografia, acho que esse ensinamento irá acrescentar muito em minha carreira", expressa.

Graduanda do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, Amanda Barella relata que a experiência foi uma troca de aprendizados entre as disciplinas. "Os estudantes auxiliaram a identificar o zoneamento do local e o programa de necessidades do espaço. Agrega muito no conhecimento", cita.

Também aluna do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marinara Santin expõe que o trabalho em equipe, o compartilhamento com diferentes opiniões, saber ouvir e contribuir, certamente irá agregar e preparar para a vida profissional. "Acho que, a partir dessa atividade, as pessoas passaram a olhar para as cidades, as praças, o local onde vivem de forma diferente, e a reconhecer muito mais o trabalho de um arquiteto urbanista. Achei uma experiência muito interessante e divertida ", destaca.

* texto: João Pedro Zatta Grolli, estagiário da ACIN-Jornalismo, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

Jornalismo
Espaços públicos