Laboratório itinerante incentiva estudantes projetarem novas ideias tecnológicas

Inovação

Hackatruck - ambiente idealizado pela IBM e Apple chega à Unochapecó pela terceira vez

Com objetivo de capacitar estudantes, profissionalmente baseado na Lei de Informática em Tecnologias de Cloud, Inteligência Artificial (IBM Watson), IoT e Swift, além de palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI, veio para Unochapecó, pela terceira vez, o caminhão do Hackatruck Makerspace.

Patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o projeto Hackatruck iniciou sua jornada pelo Brasil em outubro de 2015. Ao longo desse período, o projeto ofereceu capacitação profissional para estudantes de Instituições de Ensino Superior. Na Unochapecó o projeto envolveu 28 estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, durante os meses de abril e maio.

Conforme o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira, os estudantes que participaram foram capacitados com ferramentas e tecnologias de grandes players da área, como a IBM e Apple. “É uma oportunidade dos estudantes complementarem a formação para o mercado de trabalho em um espaço maker, projetado especialmente para aprendizagem baseada em problemas e projetos” afirma Sandro.

Para o instrutor do Hackatruck, André Gerez Foratto, os acadêmicos tem novas oportunidades no laboratório móvel. “A arquitetura diferente, equipamentos não convencionais como Macbooks, componentes IOT, impressora 3D, cortador a laser e até microprocessadores, possibilitam aos estudantes acessarem ferramentas com infinitas possibilidades para o desenvolvimento de novos aplicativos, que é o objetivo final de cada curso”.

Maria Teresa Banzanini Ritter, é acadêmica do 3º período de Ciência da Computação e o que chamou sua atenção para participar do laboratório móvel foram as tecnologias oferecidas e atualizadas. “O trabalho do meu grupo é desenvolver um aplicativo com informações sobre ações sociais que estão ocorrendo em Chapecó e região para que as pessoas possam se cadastrar como voluntários”, defende a estudante afirmando que a escolha do tema foi motivada pelos últimos acontecimentos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul. Já o estudante Paulo Henrique Trentin, do 3º período de Ciência da Computação, inscreveu-se no projeto para agregar experiência para seu futuro profissional.

De acordo com o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, esse é um super projeto para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “A nossa instituição está no ranking das 10 universidades mais empreendedoras do Brasil, uma parceria como essa é referência estratégica para instigar nossos estudantes à inovação e empreendedorismo”.

===

Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó