Mapeamento do ecossistema de inovação de Santa Catarina é lançado na Uno
A Unochapecó e o Pollen Parque sediaram na tarde desta sexta-feira (25/03), o evento de apresentação do mapeamento do ecossistema de inovação de Santa Catarina. O projeto, lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, será executado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
O mapeamento completo do ecossistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo catarinense será disponibilizado na plataforma on-line "ICatarina" que está em desenvolvimento e estará acessível ao público de forma gratuita. Todas as regiões do Estado serão analisadas por bolsistas orientados por especialistas das Instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe.
A plataforma vai oferecer informações como entidades e empresas, além de grupos de pesquisa, cursos universitários e especialistas disponíveis em cada município. De acordo com o assessor Institucional e Governamental do Sistema Acafe e coordenador da plataforma ON, Adriano Rodrigues. “Gerenciar o mapeamento do ecossistema de inovação de Santa Catarina é mais uma demonstração do quanto as universidades comunitárias vêm contribuindo para o desenvolvimento do Estado".
O projeto foi apresentado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.
“O objetivo da plataforma é ser um instrumento de conexão entre oferta e demanda, auxiliando empreendedores e gestores públicos em suas decisões, investimentos e ações. A plataforma será uma ferramenta de inspiração para o mundo que nós queremos. Não há dor que tenhamos que não será resolvida pela inovação. O que temos que fazer é abrir os caminhos, derrubar muros e investir em projetos".
De acordo com a pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão, professora Andrea Marocco, a universidade tem interesse em contribuir e usufruir da plataforma visando qualificar as informações.
"Muitas vezes faltam dados concretos e balizados para desenvolver projetos e ações mais assertivos, que nos permitam tomar decisões que realmente sejam efetivas para a nossa sociedade. Nós enquanto universidade, podemos dizer que essa plataforma com certeza vai contribuir muito para o nosso trabalho e vai encurtar muitos caminhos", afirma ela.