Momento reúne comunidade interna para dialogar sobre mudanças na Universidade

Inovação

Chapecó/SC, 14 de agosto de 2024 - Compartilhar inovações e planos para beneficiar o todo nos torna mais fortes, aptos para enfrentar as mudanças da comunidade. Nesse sentido, foi realizado o Compartilha 2.0, um Programa de Gestão Colaborativa para diálogo sobre projetos já realizados e aqueles que virão nos próximos momentos.

O momento aconteceu na tarde de segunda-feira (12), contou com a participação de técnicos-administrativos e professores da Universidade. Para recepcionar a comunidade interna e introduzir os assuntos a serem debatidos, o reitor da Uno, professor Claudio Jacoski, subiu ao palco para relembrar que: aqui é o lugar para tornar possível, e é isso o que nos move.

"O conhecimento e a inovação nos levam a lugares além e tornam a Uno uma força motriz de mudança, pesquisa, extensão e transformação, seja atuando diretamente na comunidade ou no campo científico. Com uma estrutura multicampi, que vai do Ensino Médio ao Doutorado, a qualidade de ensino e a excelência dos profissionais formados é o nosso maior objetivo, é por meio da educação que mudamos realidades e construímos novos futuros", evidencia.

Abordado pelo vice-reitor, José Alexandre De Toni, o primeiro assunto refere-se ao Colégio Uno e novas oportunidades de ingresso para filhos e/ou irmãos de quem já está conosco. Em seu quarto ano de funcionamento, o Colégio Unochapecó colhe bons frutos da trajetória realizada até aqui, e você pode fazer parte desse novo método de ensino! O novo edital já está aberto para matrículas, com aulas no início de 2025 e descontos especiais (de acordo com a Portaria Nº 445/REITORIA/2024). O principal deles, garantirá 50% (cinquenta por cento) de desconto para estudantes filhos ou irmãos de colaboradores da Fundeste.

>>> Saiba mais: Colégio Unochapecó abre edital para novas vagas.

O diretor de Ensino e Extensão, Hilario Junior dos Santos,
abordou as atualizações do PPC.

Em sequência, o diretor de Ensino e Extensão da Instituição, professor Hilario Junior dos Santos, discorreu sobre as mudanças nas novas matrizes curriculares da Graduação, em níveis Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Detalhes como aulas à distância, Trilhas Pedagógicas, nova mensuração de hora/aula e formatação de ACCs foram debatidas.

Diante das inovações propostas pela Universidade, a comunicação interna também mudou! Com apresentação do Gestor de Tecnologia da Informação, Lissandro Hoffmeister, acompanhado da robô Lena, o Omnichannel foi externado. O programa é "uma estratégia que visa oferecer uma experiência integrada e consistente em todos os pontos de contato com uma marca", com o auxílio da Inteligência Artificial. Para o uso da nova estratégia, 187 técnicos foram capacitados, durante quinze cursos durante dois meses, para colocar em prática um atendimento interno e externo transformado.

Uma nova apresentação

Para falar sobre atendimento inovador, o gerente de TI, Lissandro
Hoffmeister, foi acompanhado da robô Lena.

Para o reitor, a Uno é a Universidade para ousar, criar, inovar, realizar,  "idealizar o novo e tirá-lo do papel, sempre buscando a resposta para perguntas e desafiando o impossível, sendo resiliente diante das adversidades, e acreditando, acima de tudo, no poder transformador do conhecimento". Nessa perspectiva, surgiu a necessidade de apresentar ao mundo essa nova fase da Uno, de forma clara e objetiva.

Lançado ao final do Compartilha, o novo audiovisual institucional venceu o desafio de condensar a essência da Unochapecó em pouco mais de 4 minutos. Teylor Henrique de Lima, produtor audiovisual da Universidade, conta que o processo envolveu intensos ajustes entre a Reitoria, o Marketing, a Agência e a Produtora, desde a construção do roteiro e do storyboard até a coleta minuciosa de dados de cada setor, a seleção das locações para as cenas e a escolha dos figurantes.

"A Uno é o lugar para tornar possível, e esse projeto só foi concretizado graças à atuação de 200 pessoas, entre técnicos, professores, coordenadores e alunos. Essa integração de um elenco tão diversificado conseguiu transmitir de forma autêntica o espírito empreendedor, inovador e comunitário da Instituição. Nosso agradecimento especial vai para todos que fizeram parte dessa jornada", destaca.

===

Texto e fotos: Ionara Virmes/AI Unochapecó.