Nova gestão da CIPA é oficializada
Texto Ionara Virmes*
Responsável por promover e divulgar ações voltadas para a segurança do trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) exerce função essencial na comunidade da Unochapecó. Na tarde de segunda-feira (18), uma nova gestão foi empossada para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos.
Os membros eleitos, mantendo relação próxima à reitoria, ficarão à frente de ações institucionais, sejam elas campanhas ou inspeções, que têm como objetivo mapear e neutralizar os possíveis riscos à saúde dos colaboradores. Para o pró-reitor de Administração, professor José Alexandre De Toni, a Cipa dá continuidade aos investimentos necessários em questões internas, laboratoriais, de obras e elétricas, que garantem a segurança de todos no campus de Chapecó e na Unidade Fora de Sede de São Lourenço do Oeste.
"Nós temos uma característica diferente de outras instituições. Prezamos muito pela utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), isso tanto para obras quanto nos laboratórios, e nos setores administrativos, que envolvem algum tipo de risco dentro da Instituição, sempre levamos a sério as indicações da Cipa. Nós temos uma condição um pouco diferente este ano, a saída da pandemia. Por isso, a professora Karen foi chamada para a presidência, já que ela envolveu-se diretamente com esta questão. Visto que ainda estamos sofrendo alguns efeitos da pandemia, e ela acompanhou a Instituição durante essa fase, certamente é uma ótima adição à Cipa", sublinha.
Após presidir a Comissão de Biossegurança da Unochapecó, a professora Karen Andrigue assume a presidência da Cipa com o objetivo principal de dar continuidade às atividades relacionadas a preocupação com a biossegurança.
"É a primeira vez que eu estou à frente desse desafio e a gente vem de um ano, que em si, foi desafiador, depois de dois anos afastados retomamos as atividades. Então, a biossegurança continua sendo uma das preocupações da Cipa, assim como as ações pontuais: a saúde da mulher, a saúde do homem, a saúde do trabalhador e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Ações pontuais que a Cipa sempre fez com muito esmero e a gente pensa em dar continuidade nessa gestão. Nós, junto com a Diretoria de Gestão de Recursos (DGR), pretendemos realizar campanhas pontuais de saúde do trabalhador, assim como a vigilância constante do câmpus. Colaborar no auxílio à dengue, que está no momento emergente da doença e trabalhar de forma integrada onde todos os membros tenham voz ativa e participação", frisa.
Novos Membros
Titulares:
- Fabiana Carla Dalla Costa;
- Vanessa Mendes;
- Luciano Delcio Scapinello;
- Eliz Paula Manfroi;
- Renato Gaspar da Silva.
Suplentes:
- Sandra Mara Gallon Paludo;
- Vanessa Santin;
- Paulo Henrique Moura Moreira;
- Renan Manoel Correa.
Representantes do empregador - Titular:
- Diana Bevilaqua;
- Fernanda dos Santos Foscheira;
- Jucimar Frigo;
- Karen Cristina Kades Andrigue;
- Márcio Antônio Rosseto.
Representantes do empregador - Suplentes:
- Ana Claudia Lopes Freitas;
- Daniela Lanhi Zancanaro;
- Larissa de Souza;
- Tatiane Pizzolatto.
*Estagiária sob supervisão de Leticia Sechini