Nova identidade visual expressa o novo momento da história da Unochapecó
Entre as décadas de 1950 e 1960, o mundo contemplou mudanças profundas e velozes em sua realidade. Da Guerra Fria aos movimentos pelos direitos civis, da conquista do espaço ao surgimento das telecomunicações, da revolução tecnológica ao avanço da cultura pop refletida na vida das pessoas. Foi em vista a esse período, diante da metamorfose veloz do planeta, que o escritor modernista gaúcho Érico Veríssimo, certa feita, escreveu: "quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento".
Ao plasmar essas palavras no papel, talvez não imaginasse o quão furiosos esses ventos viriam a soprar no futuro.
Distante da conquista do espaço sideral e do pós-guerra — distante, quiçá, da visão de Veríssimo — o Oeste de Santa Catarina vivia seu próprio período de ventania. Já na época, Chapecó era símbolo da potência regional diante do Estado, abraçada à força crescente do associativismo, aos fluxos migratórios e ao nascedouro dos movimentos sociais. Em meio a tal furacão, o povo chapecoense ansiava pelo Ensino Superior, e trazia razão ao nascimento da Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste, em 4 de julho de 1970.
Desde seu início, a Fundeste acompanhou as mudanças na direção do vento e as acolheu com resiliência. Esta característica pautou, e ainda pauta, a forma como a Instituição encara o desafio de se reinventar a cada vez que o vento resolve virar. Quando nasceu o nome Unochapecó, enquanto Instituição Comunitária de Ensino Superior, a ela foi legada a graça e a responsabilidade de ser resiliente e de assumir seu protagonismo diante da metamorfose do mundo.
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Foi a Fundeste quem trouxe, na década de 1970, o primeiro curso de graduação a Chapecó: Pedagogia. Do impacto causado pelos primeiros profissionais ali formados, veio a inspiração permanente para abraçar o propósito de transformar toda a região Oeste.
“Ao longo do tempo, a Fundeste vem desenvolvendo essa função de trazer a educação, a tecnologia e a pesquisa para nossa região, em todas as áreas técnicas e sociais, para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor. Ao longo de todos esses anos, acompanhamos a evolução técnica educacional, não só do nosso estado, mas do Brasil e do mundo. Somos uma Instituição que acompanha a evolução do ensino da técnica, em todos os espaços, e temos todas as ferramentas que podem abranger esse desenvolvimento. Não é à toa que mais de 45 mil alunos já foram formados aqui e hoje exercem as suas atividades em todos os campos e cantos do mundo”, explica o presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo.
É verdade: são milhares os egressos que portam a Unochapecó em seus diplomas e potencializam os mais de 40 cursos de graduação, seis mestrados e quatro doutorados, É assim, unindo o poder do conhecimento ao poder da comunidade, que tocamos a realidade de milhões de pessoas. Arriscamos dizer, com a dúvida invulnerável e com a certeza de papel, que Veríssimo olharia com orgulho para a Unochapecó como uma Instituição que constrói moinhos de vento por natureza.
Mudar, diante da velocidade do vento, se tornou um movimento constante. As novas tecnologias e as novas vozes em expressão inspiram a remodelagem do ensino, o suporte à pesquisa e o vínculo com a comunidade por meio da extensão. O lançamento da nova marca da Unochapecó, para o Reitor, professor Claudio Alcides Jacoski, é o primeiro passo de uma nova Universidade, que absorve e irradia a transformação do mundo pela ótica do conhecimento.
“O mundo muda constantemente. Se olharmos para fora, vamos ver que estamos vivendo a era da inovação. Quantas tecnologias foram incorporadas ao nosso dia-a-dia? Quantas mudanças comportamentais existiram na sociedade? Tudo isso faz parte de um contexto que para nós, enquanto Universidade Comunitária, é muito importante. Por isso, nós evoluímos e convidamos a todos para que vivam esse novo momento da Unochapecó”, incentiva.
Nova marca
A expansão regional, o redirecionamento do DNA, a aproximação e a criação de novas conexões. São estes alguns dos motivos que colocam a mudança da marca da Unochapecó em perspectiva. Após 53 anos de trajetória, a Unochapecó se reconhece como o lugar que possibilita realizar sonhos, transformar realidades, impulsionar a tecnologia e a ciência. O lugar para tornar possível.
A nova marca da Unochapecó comunica seu impacto como escola, ou melhor, como moinho de vento. O movimento aqui proporcionado e a inovação, que norteia o trabalho da Universidade como um todo, ficam em evidência. A Uno coloca em cores e formas seu caráter técnico, científico, comunitário, transformador e, acima de tudo, resiliente.
O Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Márcio da Paixão Rodrigues, explica que a marca anterior, criada em 2002, já não refletia a evolução do que se vive cotidianamente no campus da Unochapecó. O processo iniciou ainda em 2018 e passou por um processo global de planejamento e de ressignificação. “Podemos pensar no DNA da Unochapecó composto por alguns conceitos, entre eles está a forma como a Universidade toca as pessoas e as inspira. Nos últimos anos, estamos abraçando mudanças e entregando inovação, e precisamos traduzir isso em uma expressão visual. Nossa maior preocupação é de entender essa mudança dentro da essência da Unochapecó, algo que não pode e nem irá se perder”, afirma.
O resultado sintetiza a unidade que a Unochapecó propõe, carregada de história, de liderança e de perspectivas. De acordo com o Gerente de Marketing e Estratégia de Marca, Cristiano Cella, a nova identidade visual da Uno reflete um momento ímpar. “Há 53 anos, quando essa Instituição surgiu, muitos de nós ainda não havíamos nascido. Então, a missão da nova marca vinha com o desafio de fortalecer esse legado de conhecimento e, ao mesmo tempo, simbolizar tudo que a Unochapecó virá a construir daqui para frente e todas as mudanças que ainda virão”, explana.
O futuro
A nova Uno traz consigo o legado dos 53 anos de história em justaposição à esperança de uma sociedade cada vez melhor. Acreditamos na transformação feita pelas mãos dos seus mais de 45 mil egressos e seis mil alunos em formação em diferentes níveis de ensino. Mas esse é apenas o prenúncio do que vem por aí, com o envolvimento da comunidade acadêmica e a construção de ações que reafirmam a Unochapecó como protagonista de sua história. O que o futuro reserva para nossa Universidade? Com a palavra, o Reitor:
“A marca representa isso. O avanço que fazemos hoje transforma o modo de pensar da Universidade. Tivemos muitas entregas nesse período, uma série de instrumentos que a Instituição não tinha no passado: seis mestrados, quatro doutorados, o Colégio, o Pollen Parque, a ABEx. Estamos entusiasmados diante de todas as ferramentas que foram entregues, e muitas que ainda virão. A mudança da marca mostra esse momento de renovação, um novo olhar para o futuro e um novo período de crescimento da própria instituição com possibilidades diversas que vemos nos desafios, pois cada um deles é uma oportunidade de propor uma nova solução”, conclui Jacoski.
Que possamos ser, a partir da nova Uno, os responsáveis pelos moinhos de vento dos próximos 53 anos!