O apoio da Unochapecó aos estudantes e atletas da Universidade
Chapecó, 22 de novembro de 2024 - A Unochapecó e o esporte sempre foram aliados. Os Jogos Interatléticas Solidários Unochapecó (JISU), programas de bolsas de estudo para os atletas, entre outras ações são exemplos disso. A Universidade sempre fez questão de incentivar a prática esportiva e a formação integral do ser humano e, agora, atinge resultados dessas práticas.
Professor e coordenador do curso de Educação Física da Unochapecó, Cristiano Padilha, cita que a formação do Ensino Superior exige grande dedicação, mas o ser humano não pode viver longe dos hábitos culturais e sociais, principalmente os saudáveis. “Temos evidências científicas que indicam melhores resultados na cognição de praticantes de atividade física. Neste caso, ainda agrega para a formação integral dos estudantes”, conta.
“Além do desenvolvimento do ser humano, o atleta tem a oportunidade de competir entre os melhores, inclusive de níveis mundiais. Ainda, existe um investimento da instituição e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para a oportunidade do estudante representar sua instituição, estado e país”, comenta o professor. Ele também cita que, como o papel da Unochapecó é o desenvolvimento do esporte e comunidade, pode-se potencializar a qualificação dos atletas e dos envolvidos nesse processo, atingindo o propósito de existência institucional comunitária.
Cristiano afirma que a Universidade tornou-se referência no desenvolvimento regional do esporte em todas as dimensões, sendo elas: sociais, educativas, recreativas e de alto rendimento.
PanAmericano Universitário
De 05 a 19 de novembro, aconteceram os Jogos PanAmericanos Universitários, em Cali, na Colômbia. A atleta de Taekwondo e estudante da Unochapecó, Maria Clara Farina Rosa, foi convocada. Ainda segundo Cristiano, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) é a responsável pela seleção dos melhores atletas universitários para participarem da competição que pode, posteriormente, levá-los ao Mundial. O professor também destaca que todas as competições servem como classificatórias para a competição. “Iniciam com jogos Interturmas, Intercursos, Interatléticas (JISU), Interinstitucionais, Interestaduais, PanAmericano e Mundial” relata.
“Fiquei extremamente feliz, poder representar o Brasil no campeonato PanAmericano Universitário era meu principal objetivo desse ano. Lembro que quando saiu a convocação eu tinha acabado de sair do treino, cheguei em casa, contei para o meu pai e para o meu irmão, me abraçaram e comemoramos juntos”, cita a atleta de Taekwondo e estudante do curso de Educação Física da Unochapecó, Maria Clara Farina Rosa. Ela conta que, mesmo antes da convocação, já estavam em um ritmo intenso de treinamento, devido a preparação para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
“Sempre fazendo o que gosto e representando meu município, estado, e Universidade da melhor forma possível. Esse ano foi cheio de realizações e conquistas. Para o ano que vem, espero conquistar ainda mais”, comenta. Além disso, Maria salienta que o apoio da universidade ao esporte é fundamental. “Além do incentivo através da bolsa de estudos, que faz total diferença, eles ajudam nas participações em campeonatos, o que acho muito legal e faz diferença”, trata.
Na mira de grandes clubes
Nos dias 30 e 31 de outubro, olheiros do Palmeiras estiveram na Instituição para observar atletas de futebol. O professor Cristiano relata que ainda não tiveram respostas após a visita, mas aguarda com ansiedade pelos próximos encaminhamentos. “Logicamente, temos o interesse de levar todos aos diversos clubes de futebol, regional, nacional e internacional. Entretanto não podemos pular etapas, visto que são crianças, adolescentes e jovens que estão em formação".
Cristiano também conta que olheiros de outros clubes brasileiros, como Santos, Coritiba e Flamengo, fizeram visitas neste ano. A Unochapecó também possui parcerias com diversas associações da região. Segundo ele, isso demonstra como “a nossa região é um verdadeiro berço de futuros atletas e/ou referências nos esportes, neste caso, no futebol”.
Sobre a importância desse incentivo ao esporte, o professor relembra o elenco da Seleção Brasileira de Futsal, campeã mundial em 2024. "Tivemos três atletas da região de Chapecó. Foram oportunizados, desenvolvidos e valorizados aqui na nossa região. Queremos mostrar que podemos contribuir para que a vida das pessoas melhore, e que esse processo traga os frutos para toda a nossa comunidade” finaliza Cristiano.
===
Texto: João Pedro Zatta Grolli e Leticia Begotto Buratti, estagiários da Acin Jornalismo;
Fotografia: Arquivo pessoal Maria Clara Farina Rosa.