Oficina aborda alimentação saudável nas escolas

Saúde

Na última quinta-feira (27) o curso de Nutrição da Unochapecó realizou uma oficina sobre Promoção da Alimentação Saudável e Educação Alimentar Nutricional no Ambiente Escolar. O evento foi realizado em comemoração ao dia do Nutricionista, que é celebrado no dia 31 de agosto e contou com palestra do mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Juarez Calil. A oficina foi realizada no Salão de Atos da Unochapecó e abordou o tema alimentação saudável no contexto do currículo escolar.

Além do curso de nutrição, acadêmicos de Ciências Biológicas e profissionais da rede pública também estiveram presentes. Para a coordenadora do curso, professora Lucia Chaise Borjes, “a alimentação não é apenas o nutricionista quem faz, mas os professores desde o ensino fundamental ao ensino médio devem inserir esse conteúdo nas disciplinas, e a palestra surge como forma de unir esses profissionais”. Lucia afirma, ainda, que é através do professor que o nutricionista vai conseguir atingir as crianças e adolescentes para uma alimentação saudável.

Para Juarez, o papel da escola funciona como um reflexo da cultura local. “Vinte e cinco por cento da população brasileira é estudante, e é nesse espaço que se consolida hábitos alimentares. Uma das medidas que precisamos implementar em grande escala é a educação nutricional. Porém, chegar com esse tema em todas as pessoas é muito complexo, nesse âmbito, a escola acaba tendo papel primordial”. Ele alerta também sobre a realidade nutricional e epidemiológica, que reduziu significativamente os níveis de desnutrição, porém a obesidade avança cada vez mais.

Nutrição

A nutricionista da Secretaria da Educação, Isadora dos Reis, destaca que o primeiro passo a ser trabalhado na rede pública é a alimentação saudável. A oferta de alimentos saudáveis tem como base um cardápio escolar sem alimentos industrializados, com alimentos que advém da agricultura familiar.

Saúde
Nutricionista