Minha Uno
Menu Busca

Palestra sobre criatividade comemora os 15 anos do curso de Design

Educação

Chapecó/SC, 08 de agosto de 2024 - Poliana Carla Belotti Piana entrou na Unochapecó em 2011, para a segunda turma do curso de Design - que na época se chamava Design: Ênfase Visual. Naquele ano, seu desejo era ingressar em Artes Visuais, mas o destino e a criatividade a levaram para a comunicação. A, então, estudante, esteve na primeira turma a se formar e guarda grandes recordações.

Outro momento lembrado com carinho está a entrega
das primeiras mesas digitalizadoras do curso.

"Design era um curso novo, estávamos descobrindo juntamente com o andamento das aulas novas possibilidades dentro do mercado regional. Foi um período rico para reconhecer e aprender a exercitar minha criatividade, gerenciar o tempo de procrastinação e lidar com as entregas de projetos variados", relembra. 

Entre um dos momentos lembrados com carinho pela egressa está a Gincana dos Calouros, que foi descrito um momento incrível para veteranos e calouros, pois, foi ali que os laços entre as turmas foi criado e cultivado até hoje. "Lembro também que no início da jornada acadêmica, minha turma plantou uma árvore como símbolo de algo que cresceria, criaria raízes e daria frutos, quando retornei recentemente a Universidade e vi nossa árvore, um misto de sentimentos surgiu, um brio em fazer parte dessa história que se envolve diretamente com a minha", conta. 

Poliana considera o Design como uma expressão artística, que soluciona e revoluciona. É a forma em que a criatividade se transforma para encontrar saídas. Da mesma forma, vê o professor Hilario Junior dos Santos, primeiro coordenador do curso, que o considera "um lugar onde pessoas criativas e inventivas podem se expressar e ser quem são sem restrições, mas conscientes da responsabilidade com a produção de imagens nos dias atuais".

Hilario nos leva até 2009, quando a Uno decidiu expandir seu portfólio de cursos investindo em áreas que eram tendências. O Design, no contexto das Indústrias Criativas, foi um destes cursos, junto com Produção Audiovisual. Havia uma necessidade de um curso mais voltado à concepção de imagens e sua circulação por novas mídias, por isso a ênfase inicial era somente a Visual.

"Além de ser somente a ênfase Visual na primeira matriz, o surgimento do curso atendeu uma demanda reprimida e atraiu diversas pessoas que esperavam um curso desta natureza. Então tivemos profissionais que já usavam a visualidade de base da carreira, como tatuadores, editores de vídeo e animação, ilustradores e desenhistas, etc. Então era uma turma que já vinha com um lastro profissional, mas precisava da graduação para dar novos passos", recorda. 

Um dos momentos lembrados com carinho pelo professor é a formatura da primeira estudante do curso, a tatuadora Ana Orlandin. "Uma vez, no primeiro semestre do curso, durante uma aula eu disse para a turma que era 'o único curso que não seria ofensivo ficar desenhando enquanto o professor está dando aula' foi bem disruptivo e engraçado esse momento".

Com a entrada de novos anos e turmas, o curso foi se moldando conforme as necessidades encontradas. Uma atualização realizada em decorrência destas foi o primeiro laboratório de iMac da Unochapecó, inaugurado em 2010, com 33 computadores, no antigo bloco F (atual A3).

Walter Strobel Neto, o 'pai Walter', como é chamado por muitos estudantes, iniciou a docência em 2004, mas entrou na Uno em 2018, momento que guarda com muito carinho. "Uma boa lembrança foi a recepção dos estudantes no início de 2019. Fazia apenas um ano que eu havia chego na Unochapecó, e foi uma integração com os demais cursos da Escola muito bacana", conta. Em 2022 assumiu como coordenador e, hoje, guia os novos profissionais ao encontro de suas atuações dos sonhos.

Comemorações

Para celebrar os 15 anos de atividade, o curso organizou uma noite especial na última quarta-feira (07), no Salão Nobre. Estudantes, egressos e colegas de outros cursos acompanharam a palestra do jornalista Marcelo Duarte, do Guia dos Curiosos, 'Ser curioso para ser criativo'. O jornalista é famoso por seus livros e programas de televisão que exploram curiosidades e histórias divertidas sobre o Brasil e o mundo, tornando-se referência na cultura popular.

Em meio a muitas curiosidades, Marcelo abordou a criatividade!

Buscamos o Marcelo pois além de ser uma referência nacional devido à sua trajetória profissional e redes sociais, ele transita muito bem entre os vários assuntos que contemplam profissionais da comunicação (a criatividade)", pontua Walter.

Marcelo conta que ficou muito feliz com o convite para participar desse momento, pois é um ano muito especial: junto às comemorações do curso, ele também comemora 40 anos de carreira. Em relato, o jornalista fala sobre comemorações de datas especiais, onde lembramos de tudo que fizemos, "como a gente chegou aqui, como foi o começo, então eu gosto muito de contar essas histórias da minha experiência, porque eu fiz muita coisa já no jornalismo, nos livros, é muito bacana porque, eu acho que não vou ensinar ninguém, mas eu posso inspirar as pessoas a criarem seus próprios métodos".

E os próximos 15 anos?

Comemorar uma vida de transformações para a Instituição e comunidade que nos cerca e celebrar os anos que ainda virão. Hoje com três áreas de abordagens próprias (Visual, Games e Produto), o curso está a caminho de conquistar seus maiores anseios. Para Poliana é motivo de orgulho "(...) saber que cada passo dado naquela época, foi importante para transformar o curso no que ele é hoje" e que, independente da área, o Design está presente em tudo que é consumido e "engloba uma gama de inovações e tecnologias, é adaptável aos diversos tipos de adversidades e acredito que vai seguir dessa forma pelos próximos 15, 30 anos".

De acordo com o dicionário online Dicio, "sonho" pode ser considerado como "desejo permanente, vivo e constante", e o do professor Hilario, para o curso de Design, é "ser referência dentro da Economia Criativa e o Design estar no epicentro deste contexto, junto com os demais cursos da Conexa".

Já para o professor Walter, que vive o Design "quase como uma filosofia de vida", vislumbra um marco na história da Universidade e da comunidade. Afinal, manter um curso sempre vívido e contemporâneo, criativo e inovador é uma tarefa construída por muitas mãos. "Estudantes, egressos, professores, técnicos, parceiros, TODOS são responsáveis. Estes 15 anos são apenas um ponto na história e no tempo. Que os próximos anos sejam tão excelentes como os primeiros 15, sempre com uma visão de futuro inovador e criativo", finaliza.

 

===

Texto: Ionara Virmes/AI Unochapecó

Créditos fotografias: Poliana Carla Belotti Piana/Arquivo Pessoal e Ionara Virmes

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image