Minha Uno
Menu Busca

Pesquisa realizada no PPGCA estuda larvicidas no combate ao mosquito da dengue

Ciência

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unochapecó ocupa uma posição de destaque na área da inovação científica. Na dissertação de mestrado do pesqusiador Gabriel Carvalho, que aborda a aplicação espacial do larvicida BTI (Bacillus thuringiensis var. israelensis) no combate ao mosquito Aedes aegypti e seus efeitos, foi conduzida uma pesquisa significativa na área de Ciências Ambientais. 

A pesquisa desenvolvida por Gabriel Carvalho, sob orientação do professor Jacir Dal Magro, teve como objetivo principal verificar a relação entre a concentração do BTI e a taxa de mortalidade larval em A. aegypti, sem adotar adjetivos qualitativos. Observou-se que maiores concentrações do BTI resultaram em uma taxa de mortalidade larval mais elevada. Além disso, o alívio dos efeitos denso-dependentes teve como consequência uma redução no tempo de desenvolvimento e no tamanho dos indivíduos adultos.

“A utilização do método UBV (Ultra Baixo Volume) para a aplicação espacial do Bti revelou-se uma estratégia eficaz na redução da população de larvas, potencialmente revolucionando abordagens para o controle de mosquitos transmissores de doenças com impactos reduzidos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente”, conta o agora mestre.

Carvalho explica que a dissertação também investigou os efeitos da taxa de mortalidade larval inicial, identificando um fenômeno de sobrecompensação nos indivíduos sobreviventes. Foram determinadas as dosagens letais do BTI em 20%, 50% e 90% e avaliou-se o impacto da diluição do BTI como fator causador de sobrecompensação nos indivíduos sobreviventes de A. aegypti.

A metodologia envolveu a contagem diária de larvas mortas, a transferência de pupas para gaiolas de emergência e a medição do tamanho da asa direita dos adultos emergentes, como indicador de alometria. De acordo com o orientador, professor Dal Magro, foi destacado pelo trabalho o alerta para a ocorrência de mortalidade sobrecompensatória, onde a letalidade parcial favoreceu o desenvolvimento dos indivíduos sobreviventes, reduzindo a longevidade larval e aumentando o tamanho. Em sua conclusão, o estudo destaca o potencial da aplicação espacial do BTI como uma estratégia promissora para complementar as abordagens convencionais de controle do mosquito e melhorar a eficiência global do controle de vetores.

* texto: Ana Ritta da Luz, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Programa de pós-graduação em ciências ambientais
pesquisa
Mosquito da dengue
Aedes aegypti

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image