Minha Uno
Menu Busca

Aproximadamente 20 sítios arqueológicos foram encontrados na área do canteiro de obras da usina "Foz do Chapecó". A pesquisa é realizada pela Scientia Consultoria Científica, de Florianópolis, com

Geral

Aproximadamente 20 sítios arqueológicos foram encontrados na área do canteiro de obras da usina "Foz do Chapecó". A pesquisa é realizada pela Scientia Consultoria Científica, de Florianópolis, com apoio institucional do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), da Unochapecó. A pesquisa de campo começou em 2004, com a etapa de levantamento e cadastro dos sítios. Atualmente, ocorre a escavação dos sítios arqueológicos.

O Ceom pretende especializar suas atividades em arqueologia em decorrência da verificação de um grande acervo arqueológico na região, proveniente, especialmente, da área da usina de Itá, coletado entre 1980 e 1997. Conforme Mirian Carbonera, técnica em arqueologia do Centro, "a partir da discussão feita entre o Ceom e a URI, campus de Erichim, foi aberto um curso de pós-graduação em Arqueologia na região, a fim de profissionalizar pessoas para trabalhar com o acervo arqueológico encontrado".

Frente ao crescimento do número de pesquisas arqueológicas, obrigatórias em obras de grande impacto, e o aumento de acervos encontrados surgiu a necessidade de implantar o Núcleo de Estudos Etnológicos e Arqueológicos (NEEA), oficialmente instalado no espaço do Ceom em 2004. "Com a criação do NEEA, tornou-se possível que os materiais encontrados ficassem sob guarda de uma instituição regional", cita Mirian.

O Ceom conta hoje com, aproximadamente, 8 mil peças, desde pedras lascadas e polidas a cerâmicas de diversas épocas. Somente na pesquisa realizada no espaço da "Foz Chapecó", foi encontrado um sítio que data do ano de 1400. "É a história de uma sociedade de 600 anos atrás, que precisa ser estudada", afirma Mirian.

O primeiro acervo arqueológico do Ceom veio de Caxambú do Sul, onde foram encontradas peças de cerâmicas pintadas, típicas da tradição tupi-guarani. Também, podem ser encontrados no espaço do Centro acervos provenientes das áreas da usina hidrelétrica Quebra-Queixo e das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) Plano Alto e Alto Irani, além de uma coleção de Mondaí e de doações feitas por moradores da região. Em Chapecó, foram registrados 11 sítios arqueológicos, apenas um deles foi escavado e o material esta sob guarda da URI, em Erechim.

Ainda conforme Mirian, o Ceom, além de realizar pesquisa com os acervos que já estão no Centro, desenvolve atividades de educação patrimonial, buscando ensinar, através de visitas ao laboratório do NEEA e exposições, como as antigas populações viviam, com base nos artefatos arqueológicos deixados por eles.

Texto: Silvane Santos e Cleberson Marcon/Laboratório Comunicação Organizacional - Curso de Jornalismo - 26/06/07

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image