PIEP - Tecnologias

Geral

No dia 15/06/2024, no Auditório 1 do Bloco C1 da Unochapecó foi realizado o encontro semestral dos alunos bolsistas do ART. 171 - Piep – Tecnologias. Neste, foram realizadas duas oficinas, Integração entre Pesquisa e Empresas ministrada pelo Prof. Dr. Ariel Zuquello, credenciado do programa profissional de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI) e Escrita Acadêmica com Êxito e Sentido ministrada pelo Prof. Dr. Diego Dal Bosco Almeida, credenciado do programa acadêmico de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

No primeiro momento, o professor Ariel comentou sobre o programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Tecnologia da Inovação apresentando as linhas de pesquisa bem como a finalidade do programa profissional. Após os alunos de graduação em Ciência da Computação Breno Brandt, Bruno Guilherme de Moura e Daniel Henrique de Moura apresentaram um grande projeto intitulado Software Para Análise de Sistemas de Produção Sustentáveis: Uma Tecnologia Para Recomendação de Insumos Agrícolas que compreende vários outros projetos, sendo tema da pesquisa do doutorando Sandro Silva de Oliveira, orientado pelo professor Dr. Cristiano Reske Lajús.

Na sequência, a mestranda Eduarda Otto, orientada da professora Francieli Dalcanton apresentou seu trabalho intitulado Validação e Implantação de Metodologia de Higienização Operacional a Seco na Linha de Industrializados em uma Agroindústria de Aves do Oeste Catarinense. Posteriormente o mestrando Júlio Cezar Fortes, orientado do professor Dr. Gustavo Colpani fez sua apresentação, intitulada Análise da Influência de um novo Modelo de Descarregamento de Graneleira na Qualidade dos Peletes de Rações Bovinas. E por fim, o mestrando Matheus Oberdefer orientado do professor Dr. Gean Lopes Luz fez sua apresentação, intitulada Estudo de Viabilidade Econômica e Técnica do Potencial de Produção de Energia Elétrica em Usinas de Biogás Associadas com Produção Solar Fotovoltaica.

Posteriormente, os alunos participaram da oficina, Escrita Acadêmica com êxito e sentido proferida pelo professor Dr. Diego Dal Bosco Almeida.

Atividades como essa vem a fortalecer o vínculo entre os alunos do mestrado e doutorado com os alunos bolsistas da graduação e fomentar as pesquisas aplicadas, que são o cerne do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Tecnologia e Gestão da Inovação.