Presidente da Fundeste participa de homenagem aos 50 anos da ACAFE
Sessão solene foi realizada no plenário da Câmara dos Deputados
Brasília/DF, 03 de dezembro de 2024 – O presidente da Fundeste, que é a mantenedora da Unochapecó, Vincezo Francesco Mastrogiacomo esteve presente na homenagem aos 50 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE. A sessão solene foi realizada no plenário da Câmara dos Deputados, e presidida pelo deputado federal por Santa Catarina, Pedro Francisco Uczai. A iniciativa daquele Parlamento teve como objetivo, manifestar publicamente a homenagem aos 50 anos da ACAFE.
O ato oficial do Poder Legislativo teve por base os termos do artigo 68 do Regimento Interno, realizado na 218ª (ducentésima décima oitava) Sessão da Câmara dos Deputados. Tida como não deliberativa, mas solene, da 2ª Sessão Legislativa Ordinária, da 57ª Legislatura, teve como requerentes os deputados Carla Ayres, Odair Cunha e Pedro Uczai.
Em seu pronunciamento, a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a relevância histórica e social da entidade, que congrega 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias. “Esse momento simboliza meio século de contribuições essenciais ao desenvolvimento do estado. A Acafe surgiu da organização da sociedade civil para atender às demandas regionais em um período de expansão econômica de Santa Catarina. Desde então, nossas Instituições Comunitárias tornaram-se referências nacionais, responsáveis por 58% da ciência produzida no estado e pela formação de professores no ensino presencial”, ressaltou Luciane.
Como pedido especial, Luciane lembrou ainda da luta das instituições em prol da manutenção de seus serviços e, com isso, a possibilidade de oferecer o acesso ao Ensino Superior de excelência. “O presente que pedimos nesse aniversário de 50 anos é a regulamentação da Lei 12.881 para que o investimento público no fomento às Universidades Comunitárias possa ser realizado com segurança jurídica e de forma justa frente ao que as instituições de modelo comunitário entregam à sociedade”, completou, como apelo ao legislativo.
===
Fonte: Abruc/Agecom/Unesc
Fotos: Mayara Cardoso / Agecom/Unesc e Bruno Spada_Câmara dos Deputados