Minha Uno
Menu Busca

Professora da Unochapecó é selecionada para exposição de fotografias em Londres

Educação

Chapecó, 15 de outubro de 2024 - Através do projeto Frestas, que reflete a realidade local em relação às habitações sociais do Bairro Efapi, a fotógrafa e professora da Unochapecó, Angélica Lüersen, foi selecionada a expor suas obras no The Art Pavillion, em Londres, na Inglaterra. Intitulada como 'Habitat', a exposição, organizada pelo grupo colombiano LATAM Photographers, acontecerá de 15 a 20 de outubro e contará com a presença de 49 fotógrafas latino-americanas.

Em colaboração com a professora de Arquitetura e Urbanismo, Gabriela Borges da Silva, a fotógrafa produziu uma série desenvolvida com a técnica de light painting. As obras resultantes do projeto  ficaram expostas entre os dias 14 de junho e 2 de julho, na Galeria de Artes Agostinho Duarte, localizada na Unochapecó. "Enviei parte do material para participar da seleção porque tinha muita sinergia com alguns outros trabalhos que já estão sendo divulgados como parte da exposição", explica Angélica sobre sua inscrição para participar da exposição.

Além de apresentar obras com o tema "Meio Ambiente, Território, Corpo", a programação inclui atividades voltadas ao mundo da fotografia, como leitura de portfólio e rodas de conversa. De acordo com a fotógrafa chapecoense, um dos objetivos do evento é propor trocas de experiências entre os artistas de diversas localidades. "Minha expectativa é de que vai funcionar também como um intercâmbio cultural por conta dessa diversidade de olhares", afirma.

Em Santa Catarina, outras duas fotógrafas foram selecionadas,  Ana Sabiá e Heloísa Medeiros. Angélica é a única do Oeste Catarinense e define o convite como uma convocatória. "Mandar o material e ser selecionada é muito bom, porque foi um número expressivo de participantes que enviaram a inscrição", conta. Além do reconhecimento internacional, ela ressalta a importância da avaliação dos jurados: "isso acaba validando também o nosso olhar, a nossa forma de compor". A professora também conta que a expectativa é bastante alta e que os benefícios vão além da exposição. "Isso vai trazer muitas outras possibilidades de interação e talvez projetos futuros também" relata Angélica. 

===

Texto: Emilly Bueno, Leticia Buratti e Nádia Venancio, estagiárias da Acin Jornalismo.

Fotografia: arquivo pessoal Angélica Lüersen.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image