Professora da Unochapecó participa de exposição fotográfica em Londres
Durante os dias 15 a 20 de outubro, a fotógrafa e professora da Escola de Comunicação e Criatividade da Unochapecó, Angélica Lüersen, participou da exposição "Habitat", que ocorreu no museu The Art Pavillion em Londres, na Inglaterra. Organizada pelo grupo colombiano LATAM photographers, a exibição reuniu obras de artistas latino-americanas, sob o tema: "Meio Ambiente, Território, Corpo".
Dentre as 49 profissionais ganhadoras da convocatória, seis eram brasileiras. Angélica foi a única representante do Oeste Catarinense, essa foi sua primeira coletiva internacional. A participação dela surgiu a partir do projeto "Frestas", feito em parceria com a arquiteta e urbanista, e também professora da universidade, Gabriela Borges da Silva e viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle em 2023. Na série fotográfica, foram utilizadas técnicas de longa exposição para documentar Habitações de Interesse Social do bairro Efapi, em Chapecó.
De acordo com Angélica, a programação foi pensada para promover a coletividade entre profissionais de diferentes países. Essa socialização reforça um intercâmbio cultural, que oportuniza a apreciação de múltiplas vozes e olhares reflexivos sobre as obras. "Não buscamos, como fotógrafas, a legitimação do nosso trabalho ou a aprovação dele, mas sim a convocatória celebra a consolidação de nossos talentos", frisa a profissional. Em meio às atividades desenvolvidas, a Fundação Fotógrafas Latinoamericanas oportunizou workshops e fóruns para as profissionais presentes. No decorrer dos encontros, reflexões sobre o papel das latino-americanas nas artes visuais e feedbacks sobre os trabalhos foram apresentados.
Além de participar da exposição, Angélica Lüersen turistou pela cidade inglesa. Em Londres, visitou diferentes galerias e exposições e esteve em locais, segundo ela, ricos em história e com visual impressionante. "Certamente tudo isso passa a ser referência para novos projetos. Em especial, o que me chama a atenção é o fato de que quando saímos de viagem ficamos mais atentos ao entorno, aos contornos da luz, ao cotidiano de uma realidade que, para nós, não é convencional", ressalta a fotógrafa.
===
Texto: Leticia Buratti e Nádia Venancio, estagiárias da Acin Jornalismo;
Fotografia: arquivo pessoal Angelica Lüersen.