Propostas arquitetônicas para o futuro de Chapecó

Inovação

Texto Jessica De Marco*

No ano em que Chapecó comemora o seu primeiro centenário, uma discussão promete repensar o futuro da cidade com base em questões históricas do passado e do presente. Ao final do debate, a pergunta que deverá ser respondida é: o que queremos para os próximos 100 anos? Esse diálogo será promovido pela Unochapecó através do projeto 'Memórias para o Futuro', idealizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. A ação faz parte da programação do projeto Centenário de Chapecó, que será lançado pela Universidade no dia 5 de abril.

As atividades iniciam com a elaboração de propostas arquitetônicas para possíveis mudanças no centro da cidade, idealizadas pelos alunos do curso. De 27 a 31 de março, os acadêmicos farão o levantamento das ideias durante a Maratona de Projetos, que reúne representantes de todas as fases do curso de Arquitetura e Urbanismo. O primeiro dia da programação conta com a palestra do professor Flávio de Lemos Carsalade, teórico reconhecido na área do patrimônio. O evento acontece no Salão de Atos, a partir das 19h, com o objetivo de oferecer embasamento teórico e prático para os acadêmicos.

Segundo os professores Miguel Pacheco e André Carrilho, o propósito da atividade é pensar no futuro de Chapecó com base na sua identidade histórica, resgatando características que marcaram a cidade. As propostas, que levarão em consideração fatores que promovem a qualidade de vida da população, serão apresentadas e debatidas durante os demais encontros do projeto.

Para servir de inspiração, o 'Memórias para o Futuro' trará ainda palestrantes do Brasil e do exterior durante todo o ano. Os convidados abordarão assuntos como infraestrutura, mobilidade urbana e sustentabilidade. Todos os debates resultarão na publicação de um e-book, uma contribuição da Unochapecó para o futuro da cidade.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Maratona de projetos