Unochapecó será representada pelo Conjunto A na operação de julho de 2013 no Estado do Pará
Estudantes da Unochapecó inscritos no Projeto Rondon operação julho de 2013, tiveram acesso ao resultado das propostas inscritas no último dia 8 de maio. A lista divulgou o nome das Instituições de Ensino Superior (IES), selecionadas para participar da operação Forte do Presépio, que ocorrerá no período de 6 a 22 de julho, nos Estados do Pará e do Maranhão.
Para a operação de julho a Unochapecó inscreveu equipes do conjunto A e conjunto B, composta por oito alunos e dois professores em cada grupo. Porém, somente o conjunto A foi selecionado, e embarca para a operação rumo à cidade de São Caetano de Odivelas no Estado do Pará, no dia 6 de julho. O grupo irá permanecer na localidade durante 17 dias, o retorno está previsto para 22 de julho.
A proposta de trabalho do grupo aceito está dividida em quatro eixos, dentre eles saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. O conjunto planejou atividades divididas em oficinas, dinâmicas, palestras e capacitações, que serão aplicadas de maneira variada e acessível à comunidade da região. Além de promover a interação socioeducacional, entre estudantes que se voluntariam na busca de soluções que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar da população.
Conforme a estudante do curso de Enfermagem, Ana Paula Rech, o grupo tem a intenção de promover projetos coletivos na localidade em parceria com as comunidades assistidas.“Temos como foco contribuir para a formação do estudante como cidadão. Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país. Além de consolidar no acadêmico brasileiro o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais”, complementa Ana Paula.
Segundo o professor Roberto Deitos, um dos responsáveis pelo conjunto, o grupo se empenhou bastante para garantir a participação no projeto e está bastante empolgado. Quanto à expectativa, declara que é uma mistura de ansiedade, sonhos e desejos de realização, pois é uma experiência impar para cada um que terá a chance de participar.
“Viramos noites lendo sobre as cidades dos Estados do Pará e do Maranhão, especialmente sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analfabetismo, pobreza, potencialidades, cultura, educação, saúde, entre outras. É importante a participação da universidade, é sentir-se responsável socialmente em compartilhar e aprender conhecimentos e experiências por meio das oficinas”.
No dia 18 de maio o professor Roberto Deitos viaja para a cidade de Belém, para na segunda-feira, 20 de maio, conhecer a cidade de São Caetano de Odivelas-PA. Na viagem serão desenvolvidas propostas com docentes e acadêmicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-MG, grupo que efetivará as ações juntamente com o conjunto da Unochapecó.