Sarau de Jornalismo celebra a data em novo local

A oitava edição do tradicional Sarau no Bosque do curso de Jornalismo foi diferente este ano. Devido à chuva e frio intenso na noite da última quinta-feira (08), o evento realizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJOR) teve o local alterado para o corredor do Bloco A3, na Unochapecó. No entanto, nem o clima pode impedir a diversão dos acadêmicos, que comemoravam o Dia do Estudante. O Sarau fez parte da celebração da data na Unochapecó, que contou também com a exibição de trabalhos de Cinema e Mídias Digitais, DJ e distribuição de brindes na programação.

Segundo a presidente do CAJOR, Schaiane Bohn, o Sarau que tem como objetivo promover a integração entre acadêmicos de Jornalismo e demais cursos da instituição, superou as expectativas. "É uma experiência muito bacana fazer com que eles conheçam pessoas de outros cursos e façam amizades e contatos dentro da universidade", comenta.

O Sarau tem como objetivo promover a integração entre acadêmicos
de Jornalismo e demais cursos da Instituição.

Schaiane acrescenta que, apesar da tarefa desafiadora que foi mudar o local do evento de última hora, o Sarau ocorreu como o esperado. "Planejamos o Sarau para que ele cresça em comparação com o que foi no passado, em número de vendas e pessoas que frequentaram o evento. Este ano conseguimos que mais pessoas conhecessem e viessem apresentar os seus trabalhos, também atingimos um público bem maior do que dos anos anteriores", declara. As principais atrações do Sarau foram o Sebo de Livros, venda de alimentos e, a novidade deste ano, expositores de fora do curso de Jornalismo.

Este é o caso da acadêmica de Design, Evelyn Callegari, que aproveitou o Sarau para expor os itens da sua loja, Frenesi. A loja, que surgiu em 2022, atraiu a atenção do público que passou pelo corredor do Bloco A3. Evelyn, que também é integrante do Centro Acadêmico de Design, relata que conheceu o evento por meio do mesmo, e deseja que o evento se expanda, e passe a ser realizado semestralmente.

De acordo com o acadêmico do quarto período de Jornalismo, João Pedro Zatta Grolli, a melhor parte do Sarau foram os alfajores do Centro Acadêmico. "Eu comprei dois. Além da comida, os livros de Jornalismo foram minha parte favorita", declara.

O Sarau no Bosque ocorre anualmente, sempre no segundo semestre. No entanto, devido ao sucesso das últimas edições, o Centro Acadêmico responsável pelo evento planeja realizar o evento nos dois semestres. Outra atração do evento, o Sebo de Livros, continuará disponível para compras o ano todo, com atendimento via DM do Instagram do @cajornalismo.

Viagem Intercom Nacional

Além de promover a integração, este ano o CAJOR também realizou o Sarau a fim de arrecadar fundos para a viagem à Balneário Camboriú, sede do Congresso Nacional de Comunicação, o Intercom, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O evento tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais de comunicação e será realizado na Universidade do Vale do Itajaí.

Os lucros arrecadados serão destinados para a viagem até o congresso, no qual duas estudantes de Jornalismo, são finalistas. Samara Vitória Baldoino, aluna-líder do trabalho vencedor na etapa regional, conta que desde o início da organização do Sarau torceu muito pelo sucesso do evento, tanto como membro do Centro Acadêmico, quanto autora do trabalho. "O Sarau foi fundamental para reunirmos dinheiro e direcionar para viagem. Me empenhei muito na organização, e o interesse em ir para viagem influenciou ainda mais minha dedicação", argumenta.

Segundo a co-autora do trabalho, Leticia Begotto Buratti, o material enviado foi produzido na disciplina de Jornalismo de Dados, na qual os acadêmicos produziram vídeos sobre desinformação. A partir dos vídeos, uma compilação foi feita pelas estudantes, que ganharam a etapa regional. "Ficamos muito felizes com a premiação. Estar em primeiro na categoria a nível da Região Sul já é uma conquista, agora buscamos apresentá-lo no congresso nacional e trazer mais reconhecimento para o que desenvolvemos", finaliza.

Além do trabalho das acadêmicas de Jornalismo, a Unochapecó concorre em outras três categorias, com trabalhos dos cursos da acadêmica de Design Nadini da Rosa; da estudante de Publicidade e Propaganda Luiza Lunkes; e da egressa de Jornalismo Caroline Sacardo.

===

Texto: Emilly Bueno, estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel;

Crédito fotografias: Sophia Fransozi.