Minha Uno
Menu Busca

Segunda edição do Visualiza Oeste encerra semestre

Educação

O evento "Visualiza Oeste 2" foi organizado e executado pelos calouros do curso, no Pollen Parque

Chapecó/SC, 28 de junho de 2024 -  - Durante a disciplina de ABEx I - Mercados da Produção de Conteúdo, no curso de Cinema e Mídias Digitais, uma pesquisa sobre o consumo de vídeos e filmes em Chapecó e região foi realizada. Para socializar e debater os resultados da pesquisa e encerrar o semestre, o evento "Visualiza Oeste 2" foi organizado e executado pelos calouros do curso, no Pollen Parque, na última quarta-feira (26).

O professor da disciplina de ABEx, João Pietro Bridi cita que a organização foi estrategicamente pensada para a produção de conteúdos, pois é o foco da disciplina, dividindo os alunos nas equipes de: Divulgação; Cobertura pelos Stories; Cerimonial; Vídeo institucional; Cobertura pelo Reels; Staff; e Cobertura Fotográfica. "Fizemos uma parceria com a Cinelo, que é a Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região, para justamente entender o mercado de conteúdo, entender nosso público e o que está sendo consumido, para saber o que produzir para ele", salienta. 

O professor conta que a pesquisa obteve 315 respostas de habitantes de Chapecó e região. "Nós mapeamos quais as redes que eles mais utilizam, quais os dispositivos, se era celular, tablet, computador ou televisão. Também buscamos onde eles mais assistiam vídeos se é no Instagram, no streaming, no YouTube, ou dentro das principais redes. Além disso, mapeamos quais tipos de vídeos eles mais assistiam e também sobre a ida ao cinema", comenta.

Coordenadora do curso de Cinema e Mídias Digitais, a professora Dafne Pedroso destaca que a sensação é de muita felicidade, e espera que o evento seja uma tradição na área. "Muito orgulho pelos estudantes conseguirem fazer acontecer. É o momento em que a gente compartilha dados e consegue debater sobre alguns assuntos que são importantes para o nosso campo", aborda. Além disso, ela conta que o Visualiza, mais do que tudo, é um momento de encontro entre academia, comunidade e mercado. "Esses momentos de encontros são bem importantes para o fortalecimento da nossa área. Tem muitos profissionais de diferentes segmentos dentro do audiovisual que foram nos prestigiar, muitos egressos, e os calouros já conseguem se envolver, se inserir e criar essas redes de contato também", pontua.

A organização do evento

Thayane Comin, estudante que participou do staff do evento, diz que a organização foi tranquila, graças às instruções recebidas. "O professor João trouxe uma orientação excelente, primeiro nós decidimos o que iria ter no evento, tivemos uma reunião com ele para ajustar os detalhes de cada função", relata. Thayane acrescenta ainda que o debate além de levantar dados sobre o consumo de audiovisual de Chapecó e região, foi importante para projeções acerca de sua carreira e futuras produções.

Para a acadêmica Bárbara Stela Baccarin, que participou do grupo de divulgação e planejamento de Marketing, é gratificante ver todo o esforço e empenho para realizar o evento se materializar em um momento de muito aprendizado e troca de ideias. "Acredito que todos os processos foram de muita aprendizagem. Desde montar o planejamento, organizar a produção dos vídeos, até o momento do evento onde a gente pode interagir com os convidados maravilhosos que disponibilizaram seu tempo para estar ali", pontua.

"É uma sensação quase indescritível! Eu me senti completamente radiante pelo resultado obtido. Fiquei imensamente feliz pelas questões levantadas, por todo o conhecimento pessoal que cada um dos debatedores pôde agregar ao serem questionados e pelo aproveitamento das reflexões deixadas para futuras produções", conta a aluna Ysabelle Sofia Bazzo, que fez parte da equipe de cerimonial do evento. Ela salienta que, não só o debate, mas o evento todo foi pensado para agregar na formação dos estudantes, desde o conteúdo da pesquisa até o direcionamento das questões a serem debatidas, pois todas as informações que foram discutidas geraram insights, que continuarão sendo pesquisadas e, consequentemente, gerarão novas discussões.

Vídeo institucional

Uma das demandas do evento foi a produção de um vídeo institucional. Outro diferencial da produção realizada pela turma do primeiro período é o seu formato: o sameday. "Nele, o filme é produzido e exibido no mesmo dia. Nos desafiamos um pouco para tentar fazer com que funcionasse, porque a gente sabe a emoção que gera ao final do evento, as imagens que foram captadas ali em tempo real e isso causa um sentimento", argumenta Renan Rosaurò Rïgon, responsável pela edição do produto. 

Apesar de ser produzido e lançado no mesmo dia, a preparação começa bem antes. "Tudo começou dias antes na nossa preparação, que a gente chama de pré-produção. Preparamos algumas coisas que sabíamos que iríamos utilizar. Tínhamos uma trilha, uma música pensada para utilizar no filme, e um notebook a mão", acrescenta Rïgon.

Renan também cita o sentimento de orgulho pelo evento ter sido concluído com sucesso. "É claro que, em uma edição em tempo real, a gente, muitas vezes, não consegue fazer todos os detalhes que gostaríamos, mas ela tem um valor muito grande por conta da emoção que acaba gerando para todas as pessoas que estão presentes. E não foi o único material feito em tempo real, teve também entrevistas, muito material nos stories. É gratificante ver que a turma realizou todo esse evento e chegou em todos esses resultados, não só no filme institucional, mas em todos os materiais produzidos, em toda a construção do evento. Estamos todos muito felizes", finaliza. 

Debate sobre a pesquisa

Após a apresentação da pesquisa, houve um debate para falar sobre o consumo de audiovisual na região Oeste de Santa Catarina, com Bruna Boita, egressa do curso de Produção Audiovisual, Kelvin Cigognini, Mestre em Cinema e Artes do Vídeo, e a professora Valéria Feijó, Doutora e Mestra em Design e Branding.

"Por mais que seja uma pesquisa inicial, já serve como um ponto de partida para que eles se preparem para pensar e produzir formatos de vídeo que estão em alta nas redes sociais, bem como adaptar a narrativa para estas formas de vídeo, preparando-se para os espaços que vão ocupar profissionalmente em um futuro próximo", cita Kelvin Cigognini. Ele também aborda que é importante olhar e traçar estratégias para a produção e distribuição do cinema local, que ainda é um grande desafio não só na região Oeste de Santa Catarina, mas no Brasil todo.

===

Texto: Emilly Bueno e João Pedro Zatta Grolli

Créditos fotos:  Eduarda Antonia Riboli Paludo, Noah Reginatto Matte e Glaucia da Costa

COMPARTILHE
TAGS
Visualiza oeste
This is cinema!

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image