Seletivo Unochapecó incentiva pessoas com 50 anos ou mais voltarem estudar

Essa faixa etária apresenta maior crescimento nas matrículas do ensino superior segundo dados do Inep

Conforme dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), pessoas com 50 anos ou mais estão voltando estudar. Essa é a faixa etária que apresentou maior crescimento, desde 2013, nas matrículas do ensino superior: 46,3%. No mesmo período, as matrículas de jovens entre 19 e 24 anos, por exemplo, aumentaram só 15,4%.

Essa turma, de meia idade, está retornando aos bancos escolares do ensino superior pelo prazer de aprender ou como porta de retorno à vida profissional. Pensando nisso, a Unochapecó está dando um empurrãozinho para as pessoas dessa faixa etária retornarem aos bancos escolares e fazer o tão sonhado curso no ensino superior. Com inscrições abertas, até o dia 02 de agosto, o Seletivo Uno proporcionará 20% de desconto na mensalidade, para o curso todo, para pessoas que tenham 50 anos ou mais. Outro incentivo, para voltar estudar, são os 50% do valor da mensalidade pago pela Instituição, até o fim do curso, para acadêmicos portadores de diploma.

Conforme Ellen Guerra, psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico Institucional da Unochapecó, uma característica bacana da experiência universitária é a oportunidade de encontrar e compartilhar conhecimento com pessoas de diferentes lugares, interesses, culturas e idades. “Esse espaço tão plural demonstra que pessoas com 50 anos ou mais podem se beneficiar muito ao escolher retomar seus estudos. Esses benefícios vão desde suprir seus desejos de atualização ou crescimento na carreira, até a realização de um sonho que não foi possível em outro momento. Além disso, a maturidade e o foco construídos com a idade podem ser ótimas ferramentas para aproveitar ainda mais aquilo que a universidade tem a oferecer”, acrescenta Ellen.

Cíntia Klein d’Avila, faz parte dos mais de 100 acadêmicos da Instituição que retornaram estudar após os 50 anos. Ela está no 5º período de psicologia. Formada em Odontologia, em 2001, pela PUC do Rio Grande do Sul, e exercendo a profissão, Cíntia afirma que decidiu fazer o curso de Psicologia porque sempre se interessou pelo funcionamento do comportamento humano, o porquê de certas escolhas que pudessem trazer sofrimento e como ajudar quem está em uma situação de sofrimento e opressão. “Já desde o meu primeiro trabalho na odontologia me deparei com a questão da vulnerabilidade e do sofrimento e de como isso é determinante na vida da pessoa. Agora me aproximo com mais propriedade para auxiliar nessas questões”, finaliza Cíntia afirmando que foi muito bem recebida por seus colegas quando decidiu voltar estudar em 2021.

O processo de ingresso nos cursos de graduação presenciais da Unochapecó, no 2º semestre de 2024, nas situações de matrícula inicial, transferências, retornos de matrícula e portadores de diploma de curso superior estão abertas e podem ser feitos no site: uno.edu.br/seletivo.

Além de 20% de desconto, para pessoas de meia idade, o seletivo UNO faz parte do Programa de Bolsas Universidade Gratuita, que oferece assistência financeira para catarinenses ingressarem seus estudos em uma graduação, além de disponibilizar bolsas de até 100%, por meio da Lei Federal.

São mais de 30 cursos de graduação disponíveis. A Unochapecó é a maior universidade da região, reconhecida com nota máxima pelo MEC, e aprendizado na prática com a metodologia ABEx. Tudo isso em uma estrutura completa com mais de 140 laboratórios e a maioria dos professores mestres e doutores, para fazer a diferença na formação profissional.

Dê um passo para a mudança! Inscreva-se: uno.edu.br/seletivo

===

Texto e Fotos: Joane Marcon/AI Unochapecó