Serviço Escola de Psicologia da Uno SLO atende gratuitamente a comunidade

Saúde

“Lidar com o ser humano é sempre desafiador, mas a equipe aqui nos dá suporte para que o atendimento seja acessível e acolhedor para a comunidade”.

São Lourenço do Oeste, 05 de setembro de 2024 - O Serviço Escola de Psicologia da Uno São Lourenço do Oeste, em funcionamento nas instalações do Centro de Atendimento à Comunidade (CAC), oferece atendimentos psicológicos gratuitos à população local. O serviço é parte fundamental do estágio obrigatório dos acadêmicos de Psicologia, que colocam em prática o conhecimento adquirido ao longo da graduação, sob supervisão profissional.

A coordenadora do Serviço Escola de Psicologia e supervisora de estágios, Flávia Sanagiotto, destaca a importância da prática para os estudantes. Segundo ela, os estágios acontecem no 9° e no 10° período, no último ano de graduação. “Durante os primeiros quatro anos, os alunos passam por uma preparação teórica e se familiarizam com as abordagens e técnicas usadas nos atendimentos. No último ano, atuam diretamente no estágio obrigatório, com estágios internos no campus e também na Fundação Hospitalar São Lourenço, na área clínica”, explica Flávia.

Os atendimentos são realizados no CAC da Unidade Fora de Sede
de São Lourenço.

A supervisora de estágios observa que o estágio em clínica é essencial para a formação do psicólogo, proporcionando uma experiência que vai além de quem pretende atuar profissionalmente nessa área. “Essa vivência serve de base para lidar com o paciente em diferentes contextos, oferecendo uma interação humanizada e reflexiva”, acrescenta. Os atendimentos são abertos à comunidade, e o serviço tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo casos que essas instituições não conseguem abarcar.

Recentemente, uma parceria foi firmada com a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), onde vítimas de violência são acolhidas e encaminhadas para o atendimento clínico no CAC. No fim do mês de agosto a DPCAMI inaugurou a sala lilás, espaço para o acolhimento da mulher vítima de violência – A Uno São Lourenço do Oeste é parceria do espaço.

O Serviço Escola de Psicologia atualmente conta com 11 estagiários do 10° período. Eles atendem em três períodos: manhã e tarde nas segundas-feiras e à noite nas quartas. “Os consultórios são muito próximos da realidade de uma clínica privada, com isolamentos acústicos e estrutura adequada, oferecendo conforto e privacidade aos pacientes”, ressalta a coordenadora. A instituição também oferece a sala de espelhos, onde alunos de outras turmas podem acompanhar atendimentos, com o consentimento dos pacientes, para aprendizado prático.

A vivência dos estudantes

Para Naiara Lima, aluna do 10° período de psicologia da Uno São Lourenço do Oeste, o estágio é um momento desafiador, mas gratificante. “Estamos há cinco anos estudando, e agora colocamos tudo em prática. Lidar com o ser humano é sempre desafiador, mas a equipe aqui nos dá suporte para que o atendimento seja acessível e acolhedor para a comunidade. A experiência clínica tem sido muito bonita e vale cada esforço dos anos de estudo", compartilha.

O ambiente de estágio, de acordo com Naiara, se assemelha a uma clínica real, com três consultórios adaptados e uma estrutura que favorece o aprendizado e o acolhimento dos pacientes. “Apesar de sermos estagiários, os pacientes são tratados com todo o cuidado e supervisão, garantindo um atendimento de qualidade”, resume a estudante.

===

Texto e fotos: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste