Solidariedade embala o XI Encontro Brasileiro de Orquestras

Cultura

Chapecó, 06 de setembro de 2024 - No último sábado (31), o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes recebeu mais de 300 musicistas para uma noite repleta de cultura e nostalgia. Realizado pela Diretoria de Ensino e Extensão da Unochapecó em parceria com a Fundação Cultural de Chapecó, com apoio do Sicoob MaxiCrédito, o XI Encontro Brasileiro de Orquestras reuniu orquestras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para além de promover um momento de integração entre a cultura e a comunidade, o evento também proporcionou o auxílio e empatia a entidades filantrópicas por meio da arrecadação de brinquedos, que foram trocados pelo ingresso. Para a coordenadora de extensão, Franciele Kuhn, realizar eventos como este é satisfatório, pois promovem a cultura e o caráter social e pontua que a edição deste ano arrecadou mais de 800 brinquedos de diferentes tipos.

"É mais uma demonstração do compromisso da Universidade com a comunidade, reforçando a importância da extensão universitária. A edição deste evento foi um grande sucesso, alcançando as expectativas de público e doações, evidenciando um sentimento de missão cumprida e trabalho concluído com êxito. Agora, o próximo passo é a organização da entrega de todas as doações recebidas", ressalta.

Aclamada pelo público ao subir no palco, a Orquestra de Câmara da Unochapecó, formada por acadêmicos, professores e comunidade, é o conjunto orquestral mais antigo de Chapecó e se tornou referência ao promover o primeiro Encontro de Orquestras do país em 2012. "A responsabilidade da produção do Encontro Brasileiro de Orquestras mobiliza o grupo e nos faz criativos sobre a maneira pela qual iremos nos apresentar como anfitriões do evento. Não trata-se apenas da escolha do repertório, mas sobre que impacto nossa performance quer alcançar", conta Gustavo Pereira Malfatti, regente da Orquestra.

Para o, também, professor, o evento tem por objetivo fazer com que o público usufrua da música de concerto de modo prazeroso e empático. Ressalta, ainda, o viés comunitário da Instituição, que busca inserir-se, entre muitos outros, por meio de sua produção cultural. "Cada ano o Encontro "redondo", é um evento de grande aceitação do público. Estamos muito satisfeitos com os resultados deste encontro, mas não paramos, o próximo evento já está em planejamento".

Neste ano, a abertura foi por conta da Orquestra de Violões Escola de Artes de Chapecó, sob regência do Prof. Douglas da Costa Rufatto. Em seguida, a Orquestra de Câmara Unochapecó, sob regência do Prof. Gustavo Pereira Malfatti, realizou uma homenagem ao Hospital da Criança e do setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Regional, com um medley de A Turma do Balão Mágico, com canções como: 'A Galinha Magricela' e 'Ursinho Pimpão'. "E, no final, concluímos que além de instrumentistas, somos "Amigos, amigos do peito, amigos de vocês"... como diz a música final", conta o regente.

A homenagem se estendeu ao Rio Grande do Sul, pensada no início do ano por meio da seleção de bolsas culturais, com a entrada da acordeonista Naomi Prado. "E daí surgiu a ideia das músicas nativistas. Isso foi em março, não havia acontecido a tragédia no estado ainda. Quando ocorreu, todos nós ficamos impactados". A música sozinha seria uma forma de transmitir apoio aos nossos vizinhos, mas a tradição da dança é um ponto de encontro de carinho em ambos estados. "Termos encontrado pessoas extremamente especiais, como Márcio e a Geneci Dickel, fez a magia da performance ter o tamanho do que todos nós queríamos transmitir".

A noite seguiu-se com as apresentações da Camerata Videira, sob a regência do Maestro Aimoré de Souza Junior; Orquestra Sinfônica Getuliense e Orquestra Belas Artes, de Erechim e Getúlio Vargas (RS), sob a regência do Maestro Gleison Juliano Wojciekowski; e a Orquestra Sinfônica de Chapecó, sob a Regência do Maestro Eduardo Guimarães. A noite foi encerrada pelo Movimento Orquestral Allegro (MOVA), uma rede que tem como objetivo fomentar a prática da Música Sinfônica através da criação de Orquestras em municípios do Rio Grande do Sul; sob regência do Maestro Maurício Castelli.

Aos maestros da noite, foram entregues certificados que intuem valorizar o trabalho destes profissionais e seu apoio incondicional à cultura regional. Para o professor Gustavo, a Unochapecó é formadora e motivadora de experiências e vivências.

"A formação, a experiência e a vivência ocorrem através do ensino, da pesquisa e da extensão. Registrar o que é feito através do Encontro Brasileiro de Orquestras, no certificado às orquestras participantes, é a formalização desta experiência, vivida no âmbito da extensão universitária da Unochapecó. O documento do certificado atesta um momento que para o público é social e cultural, mas para as orquestras é desenvolvimento, aprendizado, troca de experiências e registro histórico", finaliza.

===

Texto e fotografias: Ionara Virmes / AI Unochapecó.