Uno promove cursos para a integração de imigrantes e refugiados na comunidade

Chapecó, 23 de setembro de 2024 - Vetor para transformações, a educação é o primeiro passo para alcançar as metas mais desejadas de nossa trajetória. É por meio do conhecimento que portas são abertas e se pode encontrar uma nova realidade, e é neste viés que a Unochapecó promove cursos de extensão para a integração de imigrantes em nossa comunidade.

Os cursos foram elaborados a partir de atendimentos sociojurídicos e rodas de conversas, onde foi notado a necessidade de promover a integração social e econômica para essa população da comunidade regional. Um deles conta com a parceria da Aurora Coop, voltado para colaboradores da empresa e a temática 'Gestão de Relacionamento'; toda semana, os cursistas vêm até a Universidade, durante seu expediente, para aprender um pouco mais sobre o gerenciamento de relacionamentos sociais e laborais, com atividades teóricas e experiências pessoais.

Já o projeto 'Português para Imigrantes e Refugiados' nasceu do olhar às necessidades de acolhimento da população, o qual é facilitado pelo domínio da língua portuguesa. O curso objetiva a comunicação interativa, o desenvolvimento das habilidades linguísticas, além da aplicação do conhecimento em atividades práticas. Para a coordenadora dos dois projetos, Odisseia Paludo, os ideais pensados foram a integração, a inclusão e propiciar que todos sintam-se pertencidos a comunidade que fazem parte. "Nesse aspecto, a língua é fundamental para compreender e ser compreendido e que por consequência permite a inclusão e a integração no ambiente laboral e social".

Os cursos iniciaram no último semestre e, devido ao sucesso e expectativas alcançadas, foram renovados para novas edições. A professora Odisseia relata que o êxito alcançado foi um conjunto de fatores, desde o empenho dos técnicos, docentes e discentes, além do apoio de instrutores e diretoria, no caso da parceria com a Aurora Coop. Ela ainda conta que, nas turmas passadas, houveram muitos relatos de impacto positivo na vida dos cursistas, como progressões de cargo, por exemplo.

"A Uno, como uma Universidade Comunitária comprometida com a inovação por meio da educação, tem um papel fundamental na promoção da integração dos imigrantes em Chapecó e nas regiões onde atua. A importância dos cursos voltados para imigrantes pode ser compreendida sob diferentes perspectivas (...) Isso não só beneficia os próprios imigrantes, mas também a sociedade como um todo, que se enriquece com a diversidade cultural e o diálogo intercultural promovido pela Uno. A Universidade se torna um espaço de convivência entre diferentes culturas e nacionalidades", pontua.

Por meio da responsabilidade social, comunitária e a promoção da inclusão e diversidade, reforça-se o compromisso da Unochapecó em garantir que todos os membros da sociedade tenham acesso a oportunidades de crescimento pessoal e profissional. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Ensino e Extensão, Andréa Marocco, o comprometimento e protagonismo da nossa Universidade com a população e o desenvolvimento da região é demonstrado por projetos como estes.

"Nossos projetos para imigrantes refletem o olhar sensível à realidade e nosso desejo de transformá-la em um local cada vez melhor para se viver! Acreditamos que a diversidade traz oportunidades para conhecer novas culturas, fomentar a criatividade e a inovação. Nossos projetos integram, acolhem, oportunizam a construção de conhecimentos e oportunidades para aqueles que estão em busca de um sonho, de uma vida melhor", declara.

Nos dias 11, 12 e 18, três novas turmas iniciaram em cada projeto e as expectativas de transformar realidades aumentam todos os dias. A Uno acredita que o conhecimento, integrado à inclusão, pode mudar o mundo, e este é apenas o primeiro passo.

===

Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;

Fotografias: Ionara Virmes e Debora Theobald.