Uno SLO fortalece laços com a cultura gaúcha no 9º Acampamento Farroupilha

Cultura

Desde 2017 a Uno São Lourenço do Oeste participa de forma ininterrupta do Acampamento Farroupilha do CTG Amizade Sem Fronteiras.

São Lourenço do Oeste, 24 de setembro de 2024 - A Uno São Lourenço do Oeste esteve, mais uma vez, presente no Acampamento Farroupilha, promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Amizade Sem Fronteiras. O evento, que aconteceu de 17 a 21 de setembro, teve como principal objetivo celebrar a cultura e as tradições gaúchas, e a participação da universidade demonstrou o comprometimento com a valorização das raízes culturais e o fortalecimento dos laços entre o meio acadêmico e a comunidade regional.

Danieli Lazzari Pastório, assistente administrativa e responsável pelos eventos da Uno São Lourenço do Oeste, destaca a importância dessa interação. “A presença da nossa universidade no Acampamento Farroupilha ajuda a fortalecer os laços entre a cultura gaúcha e o meio acadêmico, especialmente aqui em Santa Catarina, onde essas tradições têm um papel vital na formação da nossa identidade regional", explica Danieli.

A responsável pelos eventos da Uno São Lourenço do Oeste entende que a participação da universidade em eventos como esse vai além da celebração. É uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a cultura local, proporcionando aos estudantes um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo. “Ao envolver os estudantes em atividades que exploram as tradições, a música e a culinária gaúcha, estamos promovendo um ambiente de aprendizado que estimula a interdisciplinaridade, a liderança e o compromisso cívico”, ressalta Danieli.

Desde 2017, a Uno São Lourenço do Oeste participa de forma ininterrupta do Acampamento Farroupilha, sempre integrando alunos de cursos como administração, ciências contábeis, direito, psicologia e letras libras. Os estudantes têm a oportunidade de se envolver diretamente nas atividades do rancho, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais essenciais.

Danieli reforça ainda que esses eventos culturais são essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes. “Acreditamos que eventos culturais como o Acampamento Farroupilha são fundamentais para que os estudantes aprendam a importância da colaboração e do respeito à diversidade cultural. Eles compartilham conhecimento e também absorvem muito da comunidade, criando um diálogo enriquecedor entre o mundo acadêmico e a cultura regional”, conclui frisando que a participação da Uno no Acampamento Farroupilha é uma demonstração clara do seu papel em promover a valorização cultural e o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e conectada com suas raízes.

Texto e fotos: Marcelo Coan / AI Uno São Lourenço do Oeste