Uno Slo inicia semana acadêmica com foco em desenvolvimento profissional

São lourenço do Oeste, 11 de setembro de 2024 - A Uno São Lourenço do Oeste está realizando, entre os dias 9 e 11 de setembro, a Semana Acadêmica dos cursos de administração, ciências contábeis, direito e psicologia. A programação inclui oficinas e painéis voltados para o desenvolvimento das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, além de promover a integração entre estudantes e a comunidade local. O evento culminará com a 25ª edição do Fórum Empresarial, promovido pela Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), que contará com uma palestra de destaque ministrada por Nelson Freitas. A Uno São Lourenço do Oeste é patrocinadora do evento.

A Semana Acadêmica iniciou na segunda-feira (9) com diversas oficinas organizadas por cada curso. No curso de administração, por exemplo, os alunos participaram de uma oficina sobre LinkedIn, na qual tiveram a oportunidade de criar e atualizar seus perfis na rede social profissional, uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas na busca de talentos. Segundo o professor de administração, Duilio Schaefer, a proposta da oficina é preparar os estudantes para se conectarem ao mercado de trabalho de forma eficaz. “Abordamos as habilidades comportamentais e a gestão de conflitos, além de destacarmos a importância do LinkedIn como uma porta de entrada para o mercado”, explica o professor.

Já no curso de direito, as oficinas focaram em desmistificar as oportunidades profissionais da área jurídica, muitas vezes limitada à visão da advocacia. O professor Bruno Ferreira, do curso de direito, ressalta a importância de ampliar os horizontes dos estudantes, mostrando outras possibilidades como a magistratura, o Ministério Público e as carreiras policiais. “Nossa intenção é que os estudantes entendam que o direito não se limita apenas à advocacia. Trouxemos uma visão prática, integrando o acadêmico às diferentes carreiras jurídicas”, afirma Ferreira.

No curso de ciências contábeis, duas oficinas foram oferecidas. A primeira, intitulada “Contabilidade Familiar: Organize e Planeje Seu Futuro”, focou na importância do planejamento financeiro pessoal e familiar, enquanto a segunda, “Mestre dos Controles Internos”, trouxe técnicas essenciais para a gestão de empresas, destacando a importância dos controles financeiros adequados para a sustentabilidade dos negócios.

A participação dos alunos de psicologia também foi fundamental. Além de auxiliarem na recepção dos participantes, os estudantes organizaram uma campanha de conscientização do Setembro Amarelo, promovendo ações de acolhimento e conscientização sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

O primeiro dia da Semana Acadêmica foi marcado pela diversidade de temas e pela interação entre os estudantes dos diferentes cursos, criando um ambiente de aprendizado multidisciplinar. A programação segue até esta quarta-feira (11), quando será encerrada com a palestra do ator e palestrante Nelson Freitas, no Fórum Empresarial promovido pela Acislo.

===

Texto e fotos: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste