Uno SLO mantém parceria estratégica com a comunidade e setores empresariais

Comunidade

A flexibilidade e capacidade em atender diferentes setores e demandas é uma das maiores forças da universidade.

São Lourenço do Oeste, 7 de agosto de 2024 - A Uno São Lourenço do Oeste, que faz parte da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, tem se destacado como um pilar essencial no desenvolvimento educacional e social da região. O envolvimento, através de parcerias e projetos com a comunidade e setores empresariais, tem sido um dos diferenciais da Universidade.

O diretor da Uno São Lourenço do Oeste, Haroldo Wilson Farinon, destaca a importância da Universidade para a comunidade e a forma como a instituição responde às demandas locais. “A sociedade, sempre que necessário, pode demandar os serviços da instituição. Nós somos uma universidade comunitária. Então, quem é o dono da universidade? É a própria comunidade. Nós existimos para atender a comunidade,” reforça Farinon.

De acordo com o diretor da Uno São Lourenço do Oeste, um exemplo da presença e relevância da universidade é o Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), formatado a pedido da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo). “Este programa demonstra como a Universidade está preparada para atender demandas específicas do setor empresarial, oferecendo capacitação de alta qualidade e promovendo o desenvolvimento profissional na região”, argumenta.

Em execução, o PDG, que é dividido em módulos, aborda temas como liderança e gestão de equipes, ferramentas ágeis de gestão, desenvolvimento de competência da liderança, inteligência comercial, planejamento estratégico e gestão orçamentária e análise econômica financeira. Além da formatação o programa e a disponibilidade do corpo docente, a universidade disponibiliza, quando necessário, a estrutura física para os encontros. Foi o que aconteceu no terceiro módulo “Desenvolvimento de Competências de Lideranças”, o qual foi conduzido pelo professor James Antonini.

Envolvimento

Outro exemplo de presença e envolvimento com comunidade é o apoio jurídico através do Centro de Atendimento à Comunidade (CAC). O escritório sócio jurídico oferece orientação e atendimento jurídico gratuito, assegurando que todos os membros da comunidade tenham acesso a serviços essenciais. “As pessoas de baixa renda que têm alguma demanda jurídica e não têm condições para contratar um advogado podem se dirigir ao CAC para obter atendimento ou orientação jurídica”, explica Farinon.

Força

A flexibilidade e capacidade da universidade em atender diferentes setores é uma de suas maiores forças. Farinon conta que a universidade possui um setor de serviços estruturado para criar programas específicos conforme a demanda. “Essa abordagem personalizada se estende a diversas áreas do conhecimento, incluindo direito, negócios e outras disciplinas oferecidas pela universidade. A capacidade de formatar cursos sob medida reforça o compromisso da Uno São Lourenço do Oeste em ser uma instituição verdadeiramente comunitária e adaptável”, resume o diretor.

Texto e fotos: Marcelo Coan / AI Uno São Lourenço do Oeste