Uno SLO sedia Conferência Microrregional de Inovação com presença de lideranças
“A aproximação do Estado com nossa região na área da inovação representa uma grande oportunidade para nossos municípios”.
São Lourenço do Oeste, 05 de fevereiro de 2025 - Na tarde desta terça-feira (4), a Uno São Lourenço do Oeste sediou a Conferência Microrregional de Inovação, evento que reuniu lideranças do setor produtivo, acadêmico, político e associativista da região da Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNoroeste). A iniciativa faz parte do programa SC Mais Inovação, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e teve como principal objetivo apresentar as estratégias para impulsionar o ecossistema de inovação nas microrregiões do Estado.
O evento contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, do coordenador do programa SC Mais Inovação, Adriano Rodrigues, além de representantes de entidades empresariais, cooperativas de crédito e lideranças políticas locais.
Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação o evento foi uma oportunidade para apresentar aos diversos setores da sociedade a proposta do SC Mais Inovação e suas ações. “Nosso objetivo é levar o conhecimento sobre inovação a todos os atores que fazem parte desse ecossistema: setor produtivo, governo, academia e sociedade civil organizada. O programa visa descentralizar o acesso à inovação, garantindo que todas as regiões tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento”, explica Fett.
Na mesma linha, o coordenador do programa SC Mais Inovação enfatiza que as conferências microrregionais fazem parte de um movimento estruturado para consolidar a inovação em regiões que ainda não possuem ecossistemas robustos. “Estamos visitando diversas microrregiões para construir, junto com os atores locais, um modelo de desenvolvimento que envolva o setor produtivo, prefeituras e entidades empresariais, criando legislações modernas e conectadas com as demandas de mercado”, afirma.
Entre os avanços anunciados na conferência, um dos principais foi a instalação do hub de inovação dentro da Uno São Lourenço do Oeste. Esse hub contará com um agente local de inovação, que atuará na conexão entre empresas, setor público e academia, oferecendo suporte para iniciativas inovadoras e facilitando o acesso a fontes de financiamento, incentivos fiscais e tecnológicos. “A nossa estratégia é fortalecer esses hubs em parceria com entidades como a Acafe, Fiesc, Facisc, associações comerciais e outras instituições. Assim, conseguimos garantir que a inovação chegue efetivamente aos empreendedores e gestores municipais”, explica Fett.
A região da AMNoroeste, que inclui os municípios de Coronel Martins, Galvão, Irati, Jupiá, Novo Horizonte, Quilombo, São Bernardino e São Lourenço do Oeste, será uma das beneficiadas pelo programa. Com a chegada do hub de inovação e dos agentes locais, a previsão é que sejam desenvolvidas políticas de atração de investimentos e capacitações para estimular a cultura da inovação na região.
Segundo Rodrigues, o próximo passo é a atuação direta dos agentes de inovação, que irão visitar empresas, prefeituras e associações comerciais para identificar necessidades e conectar as soluções disponíveis pelo governo. “Agora é execução. Vamos mapear as demandas locais e oferecer suporte para que as iniciativas inovadoras tenham as condições de se desenvolverem”, adianta.
Anfitrião da conferência, o diretor da Uno São Lourenço do Oeste, Haroldo Wilson Farinon, defende que esse é um momento importante e estratégico para o futuro da região. “Receber essa conferência é um marco para nossa instituição e para toda a região da AMNoroeste. A aproximação do Estado com nossa região na área da inovação representa uma grande oportunidade para nossos municípios. Acreditamos que, com essa iniciativa, poderemos fortalecer o desenvolvimento econômico e acadêmico, consolidando um ecossistema inovador e competitivo”, conclui Farinon.
===
Texto e fotos: Marcelo Coan /Assessoria Uno SLO.