Unochapecó apresenta 2024 promissor projetando avanços em 2025
Durante encontro com a imprensa, a reitoria da Unochapecó apresentou balanço das atividades em 2024 com números importantes
Chapecó/SC, 17 de dezembro de 2024 - O reitor Cláudio Jacoski, juntamente com o vice-reitor José Alexandre De Toni e a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão - Andréa Marocco, apresentou dados nacionais do Censo da Educação Superior de 2024, que mostram o crescimento dos cursos ofertados à distância, especialmente a partir da pandemia. Por outro lado, os números apontam uma retomada da modalidade presencial a partir de 2022.
Chapecó vem acompanhando esse movimento, impulsionado também pelo Programa Universidade Gratuita, implantado pelo Governo do Estado. A Uno fecha 2024 com mais de 7.400 alunos, entre graduação, especialização, mestrado, doutorado e também na educação básica, com o Colégio Unochapecó. São 41 cursos de graduação presencial em Chapecó, cinco em São Lourenço do Oeste, 13 na modalidade EaD, 47 pós-graduação Lato Censo, seis mestrados e quatro doutorados.A Universidade avançou também em programas de pesquisa, inovação e concessão de bolsas. Expandiu a educação básica, com a implantação do 8º e 9º ano no Colégio Unochapecó e em parceria com o município de Chapecó, onde cedeu o espaço físico e oficinas tecnológicas, na instalação da Escola Cívica de Educação e Tecnologia Eli Maria Bellani, com turmas de 6º ao 9º ano, que vai oferecer mil vagas para estudantes da Grande EFAPI a partir do ano que vem.
“A gente observa que a Unochapecó vem nos últimos anos em um crescente, desenvolvimento, seja da sua parte organizacional, seja na quantidade de estudantes, de receita, e de resultados. A instituição está se solidificando com uma das mais importantes da região Sul e eu tenho certeza que a partir desses resultados, nós conseguimos contribuir com o processo de formação de cada um dos jovens que vem até a nossa instituição”, enaltece o reitor Claudio Jacoski.
Para 2025, a Unochapecó projeta um orçamento na faixa dos R$ 160 milhões. Durante o encontro transmitido ao vivo pelo canal da Uno no YouTube, o reitor também anunciou os projetos previstos em várias frentes. São novos cursos na graduação, investimentos em infraestrutura, ampliação na prestação de serviços, além da expansão de programas de mestrado e doutorado para cidades como Brusque, Palmitos e Vila Velha, no Espírito Santo.
“É a Uno expandindo fronteiras e fortalecendo parcerias que qualificam ainda mais o ensino e os serviços prestados à comunidade. Nós temos trabalhado na temática do crescimento do colégio, então muito provavelmente a gente vai abranger as outras séries do ensino fundamental dos anos finais, ou seja, 6º, 7º, 8º e 9º, porque atualmente lançamos para o ano de 2025 o 8º e o 9º anos. Possuímos um projeto de reestruturação da própria instituição, onde pretendemos associar em local físico toda a gestão da universidade, desde os docentes, os técnicos, num bloco único da universidade, ou seja, no bloco C2, ou seja, na parte superior do Salão Nobre, e isso vai fazer toda uma diferença para a instituição”, adiantou o reitor.
Ainda durante entrevista a inúmeros veículos de comunicação, o reitor acrescentou: “Teremos também uma readaptação da fachada, do espaço do Jardim das Artes, enfim, muito trabalho na reorganização física também da instituição, que ela também merece e precisa. Estaremos ofertando dois mestrados interinstitucionais fora de sede, vamos para Palmitos entregar um mestrado, vamos para Brusque, e vamos também entregar um doutorado em Vila Velha no Espírito Santo, ou seja, a Unochapecó já não é mais uma instituição só regional, ela já abrange outros estados e vem crescendo cada vez mais”, destaca Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó.
===
Texto: Marina Oliveira
Fotos: Luiz Narciso Alves da Fonseca