Unochapecó celebra a Formatura Institucional 2024/2

Chapecó, 03 de setembro - Ao destacar o DNA comunitário, a Unochapecó dedica-se para entregar ao mercado de trabalho profissionais qualificados, que sejam referência em suas áreas de atuação. Para celebrar o final de um ciclo tão importante, a Universidade promove a Formatura Institucional, momento em que os estudantes que concluíram com êxito seu curso no semestre anterior encontram com um novo horizonte.

Preenchido com a presença de família, amigos e professores, as cerimônias, realizadas nos dias 29 e 30 de agosto, graduaram cerca de 200 novos profissionais. Durante a primeira noite, o Salão Nobre recebeu cerca de 700 pessoas, entre elas os formandos dos cursos da Área de Negócios, Educação, Humanidades e Direito (EAD e presencial). Para presidir a sessão, bem como colar o grau dos formandos, o vice-reitor José Alexandre De Toni esteve presente e, em seu discurso final, parabenizou os novos profissionais.

"Estou na Universidade há 27 anos, e realizo formaturas há, mais ou menos, 16 anos e sempre lembro das formaturas de estudantes que eu ajudei a formar, que foram alunos meus. Muitas vezes, o Ensino Superior transforma a vida de uma pessoa, e, às vezes, de uma família. (...) Sempre conto que a Unochapecó é um orgulho. Vocês sempre terão a Uno no diploma de vocês e, para nós, é um grande orgulho", pontua.

O segundo dia graduou os estudantes da Área de Engenharias e Tecnologia e contou com mais de 900 pessoas presentes. Responsável por presidir as cerimônias, a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Andréa de Almeida Leite Marocco, relembrou das muitas mãos que moldaram o profissional qualificado formado ali, os professores, família, amigos e amores.

"Enquanto observava vocês vindo receber o grau, enquanto observava a expressão de vocês no momento que vocês estavam ouvindo a música (do grupo Sonido Musical), eu tenho convicção de que vocês lembraram do primeiro dia de aula, dos muitos dias de aula e de como vocês foram transformados ao longo dessa trajetória. Quando nós chegamos na Universidade, eu, vocês, éramos páginas em branco. (...) Vocês escolheram o conhecimento e o conhecimento vai transformar ainda mais a vida de vocês".

A Unochapecó é grata por fazer parte da sua jornada, estaremos aqui sempre que desejarem retornar. Aos novos profissionais: vocês tornam possível todos os dias e farão parte das mudanças que desejam ao mundo!

===

Texto e fotografias: Ionara Virmes / AI Unochapecó