Unochapecó comemora o aniversário de 107 anos do município

Comunidade

Chapecó, 24 de agosto de 2024 - Chapecó celebra 107 anos de trajetória, repleta de grandes conquistas e histórias, as quais, por 54 anos, a Fundeste/Unochapecó tem orgulho em participar. Nosso compromisso com o desenvolvimento social, ambiental, político, econômico e cultural da região, estreita laços com a comunidade e aproxima os saberes produzidos no ambiente acadêmico da realidade local.

Hoje, mais de 45 mil profissionais foram formados aqui, deixaram sua marca e transformaram a realidade através da ciência e do conhecimento. Através da pesquisa, inovação, educação de qualidade e da extensão universitária que não se dissocia do ensino, a Uno reforça sua identidade enquanto Universidade Comunitária.

Com 108 programas e projetos de extensão e serviços à comunidade, a Instituição fomenta a inclusão social e a cidadania, leva os estudantes para mais perto de sua realidade profissional, viabiliza transformações sociais e impacta positivamente a vida de todos os envolvidos. O presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, relembra com gratidão e carinho do início da Fundação, moldada pelo município que visou o desenvolvimento cultural e educacional da região.

"Nós somos muito gratos ao município de Chapecó por terem acreditado na Unochapecó, que retorna à comunidade com mais de cinquenta cursos na área educacional de terceiro grau. Nos sentimos honrados e nosso desejo é para que Chapecó continue sempre o incentivo à educação, para que, com ela, o desenvolvimento de toda nossa região seja elevado", congratula o presidente.

Referência em inovação, pesquisa e extensão, a Uno leva consigo o título de 9ª Universidade mais empreendedora do Brasil, e esse título é comprovado por diversos fatores. Um dos principais é o Pollen Parque Científico e Tecnológico, um dos quinze centros de inovação da Rede Catarinense de Centros de Inovação, integrando iniciativas, startups e empresas ao conhecimento científico e tecnológico que fortalece o empreendedorismo e a inovação em Chapecó e região.

Do Ensino Médio ao Doutorado, a Uno forma cidadãos que transformam a realidade do município. Há quatro anos, o Colégio Unochapecó acredita na individualidade e os talentos de cada estudante, os quais são potencializados e empregados como ferramentas para a formação de jovens críticos e reflexivos que serão protagonistas de sua história.

Em todos os aspectos citados, o compromisso com o desenvolvimento sustentável também está presente. Desde 2018, a Instituição atua como signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e o fomenta por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó, parabeniza todos os chapecoenses pelo caminho trilhado em prol do desenvolvimento municipal e recorda daqueles que lutaram pela educação superior no município. "Para nós, discutir inovação, ciência, tecnologia, extensão, pesquisa, são temas que dizem respeito ao futuro de Chapecó. Nesses 107 anos a gente quer lembrar de todos aqueles que passaram por nossa Instituição e estão no mercado de trabalho, por isso estamos felizes por esse momento e queremos continuar essa caminhada de prosperidade, de sucesso que Chapecó vem tendo", felicita.

Feliz aniversário, Chapecó! Somos gratos por caminhar junto à Unochapecó para tornar possível.

===

Texto: Ionara Virmes e Ana Luiza Markendorf Bergamini/Assessoria de Imprensa e Marketing Unochapecó