Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó e Coronel Freitas firmam convênio para residência médica

Mercado

Hoje em torno de 80 médicos formados na Instituição estão envolvidos em residências médicas em hospitais de Chapecó e região

Chapecó, 13 de junho de 2024 - Na última

terça-feira, dia 11 de junho, a Unochapecó, através da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), firmou convênio com o município de Coronel Freitas. O objetivo do convênio é estabelecer e regulamentar a admissão de médicos residentes do Programa de Residência Médica da Unochapecó, mediante o desenvolvimento das atividades nas dependências dos espaços vinculados ao Fundo Municipal de Saúde de Coronel Freitas.

 

O convênio faz parte dos diferentes projetos que a Unochapecó desenvolve junto a comunidade em que atua, e que contribuem para o desenvolvimento regional. O documento foi assinado pelo presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo; o reitor da Unochapecó Claudio Jacoski, pela pró-reitora de graduação, Silvana Muraro Wildner e pelo vice-prefeito de Coronel Freitas, que no ato da assinatura estava como Prefeito Interino do município, Henrique Favaretto.

 

Conforme o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski com a assinatura do convênio se estabelece mais um passo, no processo formativo na área da medicina para uma residência médica naquele município de Coronel Freitas que avança na qualificação da formação de medicina e na entrega de serviços mais qualificados na área da saúde. “Observamos que em todo local onde há uma residência médica há uma tendência de manutenção daquele profissional por parte do município onde ele se destaca na área da especialidade, promovendo com sucesso a área da saúde. “Estamos felizes em dar mais esse passo. É mais uma residência médica entregue na região”, afirma Claudio.

 

Para o vice-prefeito de Coronel Freitas,Henrique, “esse convênio vai fortalecer a saúde pública, desenvolver a mesma e cada dia mais fazer a saúde preventiva e trazer melhor qualidade de vida da nossa população”.

 

Segundo Karen Cristina Andrigue, consultora em planejamento em saúde de Coronel Freitas, a vinda de novos médicos residentes, além de ampliar os atendimentos médicos em números, melhora os indicadores de desempenho do município, possibilitando que se realizem mais ações programáticas com os grupos prioritários, mais atendimentos a grupos de gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, bem como se amplia as atividades no território, visitas domiciliares médicas e as atividades nas comunidades do interior.

 

O projeto pedagógico do curso de Medicina da Unochapecó foi organizado de maneira disciplinar, proporcionando ações de cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. A indissociabilidade entre gestão, atenção, educação e trabalho em saúde está garantida mediante vínculo com os serviços públicos do SUS do município e da região, os quais são utilizados como campo de prática para o ensino, pesquisa e extensão.

 

Hoje, além do convênio com o município de Coronel Freitas, o Programa de Residência Médica da Unochapecó envolve aproximadamente 80 profissionais entre o hospital Regional do Oeste, hospital São Paulo de Xanxerê e Unimed Chapecó.

===

 

Texto e fotos: Joane Marcon/AI Unochapecó

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image