Unochapecó e UFFS promovem Encontro da ABEU Sul

Profissão

Chapecó, 19 de setembro de 2024 - Por meio da Editora Argos, a Unochapecó recebeu a Associação Brasileira das Editoras Universitárias da região Sul (ABEU) para um encontro especial. O evento aconteceu nos dias 18 e 19, no campus da Uno e na Universidade Federal da Fronteira Sul, e teve como objetivo aproximar as editoras universitárias da ABEU por meio de palestras, reuniões e trocas de experiências editoriais.

O Literatório atua desde 2003 na Unochapecó, promove a formação de
leitores e incentiva a imaginação por meio da contação de histórias.

Na Unochapecó, o evento teve início às 09h do dia 19, e contou com a recepção dos representantes das editoras da região Sul e momento cultural realizado pelo Literatório, coordenado pela prof. Rosa Maria Cominetti. Após, a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uno, Andréa Marocco, recebeu os convidados e deu início a Reunião Ordinária ABEU Sul. Durante a tarde, no Pollen Parque Científico e Tecnológico, foi realizada uma Conferência com a temática 'Inteligência Artificial e o Processo de Criação de Textos e Imagens', direcionada pela prof. Scheila de Avila e Silva da Universidade de Caxias do Sul, e uma visita guiada pela Universidade.

Para Rosane Meneghetti, assessora de Relações Nacionais e Internacionais da Uno e responsável por conduzir as atividades do Encontro, "discutir as políticas editoriais e demais aspectos que abarcam o mercado editorial, é importante para fomentar a importância do livro, do leitor e sua relação com a pesquisa. A Argos, nos seus mais de 30 anos de trajetória, se mantém ativa e servindo a sociedade através da publicação do conhecimento".

A ABEU

Com mais de cem editoras filiadas, a Associação tem como objetivo promover a cultura e socializar o conhecimento através da produção e difusão do livro universitário. Ao participar de eventos como a Bienal, a ABEU tem cada vez mais visibilidade em nível nacional, promovendo editores associados e a produção científica.

===

Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó