Unochapecó/Fundeste participa de missão na Finlândia e Suécia

Chapecó, 28 de agosto de 2024 - Representada pelo presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, e pelo reitor, professor Claudio Jacoski, a Unochapecó está participando de uma comitiva organizada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) à Finlândia e Suécia. A missão internacional, que se iniciou no dia 23 de agosto, tem como objetivo identificar e estabelecer parcerias estratégicas com Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa nesses países, visando aprimorar a qualidade do ensino e da pesquisa nas Instituições associadas à ACAFE.

Essa missão marca a terceira incursão internacional da ACAFE que busca construir parcerias globais que possam trazer melhorias contínuas para as Instituições de Ensino Superior em Santa Catarina. A delegação buscará novas práticas educativas, tecnologias e metodologias que possam ser adaptadas e implementadas no Brasil, beneficiando as Universidades Comunitárias Catarinenses e seus estudantes. O reitor da Unochapecó frisa que conhecer a realidade destes países é de suma importância, pois, por muito tempo, foram destaques como a melhor educação mundial.

Participam da delegação o presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco
Mastrogiacomo, o reitor da Uno, professor Claudio Jacoski, reitores das
Universidades da ACAFE e Secretários do estado de Santa Catarina.

"Então, conhecer a realidade, se aproximar, fazer relação com as Instituições, com os órgãos governamentais, com o consulado brasileiro nos dois países que serão visitados e também com a área do Ministério da Educação desses países, vai propiciar que a gente possa, no futuro, criar mecanismos de interação com esses ecossistemas de educação que também vêm sendo gestionados. Então é com esse foco, com esse olhar, que estamos representando a Unochapecó e querendo trazer uma série de novidades e temas importantes que vão balizar as recentes mudanças que a gente vem operando em um nível de melhoria da educação do Oeste Catarinense",

pontua.

Roteiro

Durante treze dias, a comitiva catarinense participará de encontros estratégicos com universidades e centros de inovação, onde serão discutidas possibilidades de cooperação acadêmica, intercâmbio de estudantes e professores, além da adoção de práticas inovadoras que possam elevar a qualidade do ensino no estado.

Na primeira visita (26),  a delegação está na Finlândia e visitou a Agência Nacional Finlandesa de Educação (EDUFI). Em seguida, foram guiados à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Helsinque e finalizaram o dia em um encontro na Embaixada do Brasil em Helsinque e no Instituto Guimarães Rosa. Ontem (27), o encontro foi no Centro Finlandês de Avaliação Educacional, seguido por uma reunião no Ministério da Educação e Cultura da Finlândia e finalizando em uma visita à Escola Normal de Helsinque (Helsinki Normal Lyceum).

Os próximos dias seguirão o roteiro em Turku e Tampere, com visitas a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Escola Kathedralskolan i Åbo, Universidade de Turku, Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia, Business Tampere e a Universidade de Tampere.

A partir do dia 2 de setembro, a missão será na Suécia, em Estocolmo, e iniciará com uma visita técnica no Spotify, seguindo ao Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTC). Também serão visitados a Escola Norra Real, Escola de Economia de Estocolmo e a Embaixada Brasileira em Estocolmo às 16h.

Esta missão faz parte de um esforço contínuo da ACAFE para internacionalizar as universidades catarinenses, ampliar o acesso a novos conhecimentos e fortalecer a presença das instituições de Santa Catarina no cenário global.

===

Texto: Ionara Virmes/AI Unochapecó, com informações da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE);

Fotos: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE).

Missao
Acafe